O longa Besouro Azul ( Blue Beetle), o mais novo filme do universo da DC Comics, chega às telonas brasileiras nesta quinta-feira (17) e promete cenas de ação carregadas de efeitos visuais e uma pitada de humor.
A trama acompanha a história de Jaime Reyes (Xolo Maridueña), um jovem mexicano recém-formado nos Estados Unidos e que retorna para a família em sua terra natal com grandes expectativas para o futuro. O que ele não espera é esbarrar em um artefato alienígena, conhecido como Escaravelho, que lhe escolhe como hospedeiro e dá ao rapaz superpoderes e uma armadura azul.
O novo super-herói deve aprender a controlar as novas habilidades ao mesmo tempo em que enfrenta a empresária Victoria Kord (Susan Sarandon), interessada na relíquia que agora faz parte do organismo de Jaime e que não mede forças para recuperá-lo.
Assista ao trailer legendado:
Roteiro e Visual
O diretor portorriquenho Angel Manuel Soto aposta no apoio e carinho de uma unida família mexicana para que o protagonista, diante das dificuldades da vida (e de se tornar um ser sobrenatural ameaçado por uma empresa multimilionária), possa enfrentá-las de cabeça erguida.
A família Reyes é o grande alicerce em que Jaime se firma para lidar com a grande mudança em sua vida e aceitar quem ele está destinado a ser, ao lado também de seu interesse amoroso, Jennifer Kord (Bruna Marquezine).
E por mais que o longa entregue uma qualidade evidente de efeitos visuais bem produzidos e atuações marcantes, o roteiro acaba não trazendo nada de surpreendente ou alguma novidade para o cinema cada vez mais saturado de super-herois.
A narrativa do filme é uma fórmula para dar certo em Hollywood e já testada diversas vezes. A exemplo, é só trocar o besouro por uma aranha e você já viu uma história parecida por aí. Apesar disso, a previsibilidade é compensada com a presença latina que é o grande diferencial de Besouro Azul.
Predominância latina no elenco
Xolo Maridueña (Cobra Kai) tem sucesso em desenvolver um Jaime Reyes gentil e carismático, que valoriza as pessoas que o cercam e que amadurece emocionalmente com o passar do filme. Belissa Escobedo (American Horror Stories, Abracadabra 2) de destaca pelo papel da irmã cheia de atitude de Jaime, trazendo muitas vezes o bom humor em momentos oportunos.
E não tem como não torcer pela estreia de Bruna Marquezine (Maldivas, Mulheres Apaixonadas) em Hollywood. Afinal, é sempre gratificante ver talentos brasileiros conquistando espaço no cinema internacional.

A atriz carregou o protagonismo feminino em Besouro Azul e contracenou de maneira brilhante com nomes de peso, como Susan Sarandon (Thelma & Louise, Dead Man Walking). Não há dúvidas de que este é só o começo para a carreira de Marquezine, muito elogiada pelo diretor e pela crítica.
No mais, discursos motivacionais e muitos abraços e beijos vem para fortalecer os membros da família Reyes e reafirmar os laços de união. O espanhol marca presença diversas vezes ao longo do filme, e até ouve-se Marquezine soltar uma rápida frase em português, trazendo aos brasileiros um ar de familiariedade muito bem-vindo à uma grande produção americana.
Referências à cultura mexicana, como Chapolin Colorado e Maria do Bairro, também contribuem para o lado humorístico do longa e aproximam os telespectadores latinos à história, o que abre cada vez mais espaço para que mais culturas sejam contempladas em produções hollywoodianas.
Ficha Técnica
Título Original: Blue Beetle
Direção: Angel Manuel Soto
Roteiro: Gareth Dunnet-Alcocer
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Elenco: Xolo Maridueña, Bruna Marquezine, Susan Sarandon, George Lopez, Belissa Escobedo
Gênero: Ação, Fantasia, Aventura
Duração: 2h 08min
Classificação Indicativa: 14 anos
Por Giovanna dos Santos*
*A repórter assistiu ao filme a convite da Espaço Z
Imagem: Divulgação Besouro Azul
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira