Filme nacional tem 100% do elenco com síndrome de Down; “eles foram impecáveis”, diz diretor

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O filme Down Quixote estreia nesta quinta (1º/9) e tem 100% do elenco composto por atores com Síndrome de Down. O filme se destaca pela trama envolvente e emocionante. Além disso, pela forma que não tenta mascarar o fato dos atores terem a deficiência. 

Sinopse

O longa traz Diogo (Diogo Junqueira), um jovem com Síndrome de Down que pertence a um grupo de teatro que se dedica à remontagem de grandes clássicos da dramaturgia. O projeto mais recente do seu grupo, Dom Quixote, é adiado por conta da pandemia. Na solidão do seu exílio na casa da sua tia, em Tiradentes, Diogo mergulha no universo de sua nova peça enquanto decora seu papel. A partir daí, a história de Dom Quixote acontece na cabeça de Diogo. Dom Alonso Quijana (Ian Pereira) enlouquece depois de um período enfurnado em sua biblioteca. Inspirado pela leitura de livros de cavalaria, ele parte pelo mundo em busca de aventuras, acompanhado do seu fiel escudeiro Sancho Pança (João Simões). 

 

Assista ao trailer:

Visibilidade

O diretor e roteirista, Leonardo Cortez, optou por não fazer teste de elenco, os 24 atores são os mesmos que faziam parte do Grupo ADID de Teatro da Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID). “Esse filme nasceu a partir do grupo de teatro, um grupo muito diverso, que incorpora talentos e dificuldades”, expôs o dramaturgo.

O filme se destaca por não mascarar que são atores com Síndrome de Down fazendo aqueles papéis. O filme não corta eventuais as dificuldades de fala e de locomoção que alguns dos atores apresentam. “Busquei colocar honestidade naquilo retratado, preservei algumas gaguejadas e o tempo das caminhadas, por exemplo. Isso não é uma necessidade só deles, é uma necessidade do mundo. Está na hora da gente desacelerar, ver mais, refletir mais, a gente pode chorar, pode rir. Eu acho que essas coisas as pessoas com Síndrome de Down estão ensinando para a gente”,  disse Cortez. 

O diretor explicou que resolveu não cortar ou editar essas partes para que as pessoas com síndrome de Down se sentissem vistas.

 

Dom Quixote

 

“Eu sempre achei que o Dom Quixote tinha um paralelo muito grande com a pessoa com síndrome de Down. Essa pessoa que é sonhadora, que vislumbra castelos nas hospedagens, banquetes em migalhas, princesas nas suas namoradas. Essa pessoa que tem o olhar pro melhor do mundo, esse senso de justiça.” expôs Leonardo Cortez.

 

“Todos os atores foram impecáveis dentro da construção desse trabalho, eles são absolutamente profissionais e dedicados”, disse o diretor sobre os atores com Síndrome de Down.

 

O diretor Leonardo Cortez também explicou que inclusão é dar espaço para que essas pessoas realizem esses trabalhos, com toda a sua potencialidade e envolvimento, para que esses talentos possam ser descobertos. “Esse é um processo que beneficia não só a pessoa com deficiência, mas também o entorno.” revelou o diretor.  

 

Do palco às telas

Antes de se tornar um filme, o projeto era uma peça de teatro realizada pelo Grupo ADID de Teatro. Esse grupo de teatro se especializou em montar grandes peças da dramaturgia universal. Ao longo dos anos, o grupo já montou versões do Victor Hugo, do Calderón De la Barca, do Arthur Azevedo. 

Para dar originalidade às peças , o roteirista, Leonardo Cortez, pegava a estrutura da peça e pedia para eles brincarem e improvisarem em cima das cenas. “Eu peço pra eles interpretarem aqueles personagens num clima de muita liberdade, onde eles podem propor coisas, piadas, falas, personagens e situações, enquanto eu vou tomando nota. E então, faço uma adaptação baseada nessas contribuições criativas que eles trazem.” explicou o roteirista.

Pandemia

“A pandemia interrompeu esse sonho, interrompeu esse novo espetáculo, e então a gente começou a fazer aulas online”, disse o diretor Leonardo Cortez.

Quando o diretor começou a dar essas aulas on-line, percebeu que os integrantes estavam atuando com muita intensidade. “Eles estavam atuando para a câmera com a mesma verdade, intensidade, vontade e paixão que eles tinham no teatro”, testemunha. Foi então que ele decidiu encarar o desafio de produzir um filme.

Durante a pandemia o Leonardo Cortez se empenhou a estudar cinema, na perspectiva de fazer o filme. “Quando o SESI topou realizar o projeto, eu já sabia quais os caminhos que ia trilhar”, disse o diretor.

 

Ficha Técnica:

Título em Português: Down Quixote

Título Original: Down Quixote

Gênero: Comédia

País de Origem: Brasil

Duração: 104 minutos

Ano de Produção: 2022

Empresas Produtoras: Spray e SESI

Idealização, Direção e Roteiro: Leonardo Cortez

Produzido por: Carlos Eduardo Ciampolini, Andrea Giusti, Leonardo Cortez, Patrick Hanser, Elder Baungartner e Eliana Garcia

Direção de Fotografia: Patrick Hanser

Direção de Arte: Bruna Veras e Diego Dac

Produção Executiva: Andrea Giusti, Jessica Santana, Eduardo Sallouti

Coordenação de Produção: Gabriel Chagas

Assistência de Direção: Mariana Mitre

Preparação de Elenco: Glaucia Libertini

Figurinos: Francine Marson e David Loretti

Direção Musical e Trilha Sonora Original: Daniel Maia

Montagem: Thais Cortez

Elenco: Diogo Junqueira, Juliana Bessa, Rodrigo Bottoni, Antônio Aranha, Ian Pereira, Daniel Gejer, João Simões, Luciana Sergi, Carol Dias, Maria José Rodrigues, Fernanda Jimenez, Marcos Minori, Guilherme Alonso, Ana Paula Dias, Jessica Pereira, Renan Santana, Kátia Maçaes, Felipe Assumpção, Felipe Linden, Luis Otávio Almeida, Paola Miranda e Giovana Flávia

Leia mais sobre Síndrome de Down

Por Maria Clara Britto

Fotos: Divulgação

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress