O evento acontecerá nesse fim de semana, com shows de música regional na Casa do Cantador em comemoração ao aniversário de 51 anos da região administrativa de Ceilândia.
A Casa do Cantador, localizada na Ceilândia, vai dar espaço para shows de música regional com o Festival Clima de Arraial, evento de música nordestina, e o Festival Circularte, de música contemporânea. Os eventos irão acontecer nesse fim de semana, tendo início às 19h. O Clima de Arraial acontecerá nessa sexta-feira (25), e o Festival Circularte no sábado (26), e cada um dos eventos terá a presença de três grupos musicais diferentes, por meio de recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).
![](http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/03/CASA_DO_CANTADOR-DRONE-04-DJI_0657-scaled-e1640094081739.jpg)
Música cearense
O cantor cearense Anastácio Oliveira, 66 anos, nascido em Araticum, no município de Ubajara, é um dos artistas que irá se apresentar no evento Clima de Arraial. Desde que se mudou para o Distrito Federal ele é morador da Ceilândia, que segundo ele é como um reduto. Ele teve contato com a vida artística antes de atingir a maioridade, com 15 anos, momento em que ele fez parte do grupo Forró do Waldemar. O interesse pela música fez com que ele procurasse sempre estar próximo aos artistas forrozeiros que ele admirava, indo aos shows e tentando fazer contatos.
A participação no grupo de forró “Os 3 do Nordeste” permitiu que ele ampliasse a visibilidade com o lançamento de uma música autoral “Eu Piso e Você Pisa”, enquanto ele era visto somente como compositor. Para se destacar individualmente ele fez um repertório próprio, gravando e publicando o primeiro disco aos 37 anos de idade. Atualmente Anastácio totaliza cinco álbuns musicais publicados, inicialmente com o incentivo do forrozeiro Dominguinhos, que ele considerava como um irmão mais velho.
Ele também conheceu o forrozeiro Luiz Gonzaga em 1978, que abriu uma conta bancária para ele com o valor de 50 cruzeiros mensais, assim, ele seguiu e investiu na carreira musical como vocalista “Dentro da música eu conheci muita gente boa, pessoas que eu admirava como forrozeiros: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Messias Holanda, Adias e Amazan. Hoje eu tenho mais de 200 músicas gravadas com esse pessoal, eu me sinto realizado e feliz.”. Anastácio atualmente é integrante da banda “Forró Pra Nós”, que irá se apresentar na Casa do Cantador dias 25 de março, 16 abril e 7 maio.
“O Grupo Forró Pra Nós foi criado em 2008, batalhando, e estamos na luta com o apoio de pessoas que gostam da música nordestina, com apoio do FAC, que é muito importante para nós e fez muita falta na pandemia. Nós músicos fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar. Mas graças a Deus atravessamos e estamos aqui contando essa história. Ao FAC eu agradeço muito por essas atenções que eles arrumam uma brecha para a gente, e estamos tocando o barco, distribuindo uma renda pequena, mas que é muito importante. Nós músicos dependemos muito da administração pública para poder levar a vida e continuar segurando essa bandeira do forró pé de serra” diz o cantor.
Por Ana Beatriz Queiroz
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira