Entre os dias 2 e 7 de julho, Goiás Velho (confira o caminho de Brasília até a cidade), recebe a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA, um dos pioneiros em cinema de meio ambiente.
Ano passado, a organização do festival registrou a passagem de cerca de 150 mil pessoas pela cidade histórica. A maioria delas eram jovens – muitos atraídos não só pelos filmes exibidos, mas também pelos shows de Caetano Veloso, Nando Reis e a presença da big band carioca Orquestra Imperial. Além de filmes, a programação ainda abrange mesas redondas, cursos, exposições, oficinas, palestras e atrações diversificadas.
Uma das novidades para 2013 é que o festival irá sediar o encontro anual do GreenfilmNetwork, grupo que reúne festivais de cinema ambiental de todo o mundo. O superintendente executivo da Secretaria de Cultura de Goiás, Délcio Coutinho explica que os encontros são importantes, pois são uma troca de experiências.
Ainda não há confirmações sobre os shows e as inscrições para as bandas que tinham interesse em participar do festival acabaram no último dia 2 (domingo). Serão escolhidas 20 para as apresentações durante os sete dias de festival.
Entre os filmes escolhidos para esta edição, destaca-se o longa de Kléber Mendonça, “O Som ao Redor”, que já passou pelos cinemas nacionais e ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no respeitado Festival do Rio. Segundo Coutinho, foram inscritos cerca de 500 películas este ano.
Veja a lista completa de filmes aqui.
Por Alessandra Santos, estudante de jornalismo e repórter da Agência de Notícias do UniCEUB