O projeto Brasilerê: Diálogos Musicais nas Escolas foi criado e desenvolvido pelo grupo de música de câmara Quarteto Transversal que surgiu da vontade de colegas de faculdade de tocarem juntos. Buscando produzir um repertório novo com influências de compositores brasileiros, estão renovando o cenário da música de câmara brasiliense e conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). O projeto visa apresentar a música erudita e popular a estudantes de escolas públicas.
Nas palestras, os alunos têm contato com diferentes vertentes da música brasileira para entender sua relevância no cenário nacional e mundial. O grupo se apresentou no mês de setembro na CEF 02 da Ceilândia, em outubro na CEF Jataí localizada em São Sebastião e em novembro, no Gama, na CEF 11.
Thales Silva – 1ª flauta, Sammille Bonfim – 2ª flauta, Welder Rodrigues – 3ª flauta, Rômulo Barbosa – 4ª flauta
“Atualmente, Brasília ressurge com uma nova geração de grupos musicais, das mais distintas formações e com grande variedade de repertório, apresentando ao público uma renovada safra de músicos. O Conexões Camerísticas nasce para unir essas iniciativas e fortalecer a música da capital”, explica a idealizadora Sammile Bonfim.
Repertório
Bachianas Brasileiras N° 5 – Ária (Cantilena) – Adágio/ Martelo (arr. Sidnei
Maia)
Asa Branca – Luiz Gonzaga
Tutú Marambá – Osvaldo Lacerda
Conversa de Botequim – Noel Rosa (arr. Murilo Barquete)
Peripécias do Guajara – Liduíno Pitombeira
Wave – Tom Jobim (arr. Murilo Barquete)
Bachianas Brasileiras N°4 – Prelúdio (Introdução) – Lento (arr. Sidnei Maia)
Lamentos – Vinícius de Morais e Pixinguinha (arr. Murilo Barquete)
Ipês – Raul do Vale
Os Pintinhos do Terreiro – Zequinha de Abreu (arr. Murilo Barquete)
Entrelacements – Kalie Akel
Por Ana Clara Avendaño