Ingredientes cuidadosamente selecionados e alguns séculos de história dos povos latino-americanos: aí o segredo da culinária tradicional do chef David Lechtig. Na oficina “Legados históricos da Gastronomia Latino Americana”, o chef demonstrou e elaborou pratos ricos não apenas em sabor, mas principalmente em cultura. Para um grupo atento e ávido pelo conhecimento, definiu gastronomia como experiência “Gastronomia não é só cozinhar, é se relacionar, é saber conversar, é criar, é vender também”.
Confira depoimento do chef David Lechtig
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Ao apresentar os pratos a serem elaborados, David Lechtig traçou rotas históricas e o encontro das civilizações Maia, Inca e Asteca com os dominadores espanhóis. Apontou como essas relações foram traduzidas em encontros de especiarias e em novas linguagens gastronômicas. Ele possibilitou aos participantes da oficina uma oportunidade de vivenciar a riqueza cultural presente na gastronomia tradicional “É o que queremos trazer hoje ao alunos: ressaltar a importância da cultura e também dos encontros entre as culturas. Demonstrar essa influência histórica, indígena, dos diferentes povos latino-americanos não apenas na concepção dos pratos, mas principalmente no modo de preparo, na escolha dos ingredientes”.
A oficina fez parte da Semana da 14ª Empreendedorismo do UniCeub. Há 20 anos no mercado brasiliense com a grife gastronômica latino-americana El Paso, o chefe tem experiência em empreendedorismo e na visão da gastronomia como um negócio. Ele aconselha aos que desejam fazer da gastronomia uma carreira bem sucedida “humildade e pé-no-chão” e ressalta a importância da segurança e da persistência no caminho profissional. O chef David Lechtig concorda ao afirmar que “Gastronomia também é arte. Somos artistas? Sim! E também precisamos sobreviver”.
A importância do cenário gastronômico da cidade foi ressaltada também pela gastrônoma e nutricionista Ana Tereza Bandeira, presente na oficina “É fundamental promover o contato dos alunos com chefs renomados do cenário local para que tenham uma visão do mercado de Brasília, além de valorizarmos o talento dos chefs”.
Por Ticiana Penatti
Arte: Fernanda Marcílio