“Jogos Mortais X” é o décimo filme da saga Jogos Mortais e ele se passa entre o primeiro e o segundo filme da série, o filme traz de volta e conta a história de John Kramer após receber um diagnóstico de câncer cerebral e sua busca por um tratamento alternativo que promete resultados milagrosos.
Assista ao trailer
Após fazer esse tratamento, John descobre que o tratamento era uma farsa e que por trás de tudo existia um esquema para tirar dinheiro de pacientes desesperados. É a partir disso que Kramer decide executar seu clássico jogo doentio em busca pela moralidade com todos os envolvidos nesse esquema.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/09/jogos-mortais.webp)
Essência da franquia
A obra apresenta novas armadilhas e novos formatos de desafios, essas armadilhas são projetadas como quebra-cabeças complexos que os personagens precisam resolver para escapar com vida. Cada armadilha é uma espécie de jogo mental e físico que testa sua resiliência, coragem e instinto de sobrevivência.
A volta de Tobin Bell como John Kramer é muito bem vinda e agrega muito para restabelecer a conexão do público com a franquia, Shawnee Smith interpretando Amanda Young também é um dos acertos do filme já que sua relação com Kramer é muito bem desenvolvida o que também reforça a conexão com os primeiros filmes da saga e desse modo, se mantém coerente com a essência da franquia.
Imersão e aprofundamento
O roteiro nos confronta com um número considerável de coincidências e que deixa a desejar em momentos cruciais da trama. Em momentos fundamentais em que o filme tenta desenvolver e aprofundar tanto os personagens quanto as cenas, a narrativa deixa escapar oportunidades valiosas de enriquecer o universo e de elevar a experiência e imersão do espectador.
Uma das características e pontos fortes da saga são as cenas extremamente violentas e angustiantes que nesse filme estão ainda mais presentes e repugnantes. O longa aproveita da trilha sonora e da sonoplastia para aumentar a intensidade e a angústia no espectador nessas cenas e transmite uma sensação de aflição única.
A utilização de referências a outros filmes da série também acrescenta na obra principalmente para fãs da franquia que se atentam a cada detalhe e que resgatam uma nostalgia prazerosa no espectador.
“Jogos Mortais X” traz de volta as armadilhas mortais de John Kramer e o ambiente clássico de Jogos Mortais. A obra não foge do tradicional, mas também não decepciona na entrega de cenas angustiantes e violentas, contribuindo para a atmosfera característica da franquia. Jogos Mortais X é uma adição intrigante e perturbadora à saga que já é muito bem consolidada na indústria.
Ficha Técnica:
Diretor: Kevin Greutert
Roteiristas: Josh Stolberg e Pete Goldfinger
Título original: Saw X
Duração: 1 hora e 58 minutos
Gênero: Terror, Mistério e Suspense
Classificação Indicativa: 18 Anos
Por André Loureiro
*O repórter assistiu à pré-estreia do filme a convite da Espaço/Z
Foto e trailer: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira