Longa de animação japonês aborda empatia e impactos do mundo virtual

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Belle é o mais novo filme de animação japonesa idealizado e dirigido por Mamoru Hosoda, conhecido por animar obras como Sailor Moon e Dragon Ball Z. Inspirado na clássica história de “A Bela e a Fera” de  Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, o filme aborda questões muito atuais e pertinentes na vida do jovem do século XXI, como a pressão psicológica gerada pelas redes sociais, o medo da exposição e o julgamento cruel de pessoas que se protegem pelo anonimato da internet.

Assista ao trailer do filme

Belle | Trailer Oficial

 

Universo virtual

Situado num cenário futurístico e colorido, o longa começa com a apresentação do mundo de “U”, um universo 100% virtual com mais de 5 bilhões de usuários ativos. Nesse ambiente, pessoas do mundo todo podem interagir entre si por meio de avatares que são baseados em suas personalidades, e não em sua aparência física.

Assim, é apresentada a protagonista, Suzu, uma adolescente de uma cidade rural que é muito tímida e que, por um trauma de infância, não consegue mais cantar, algo que sempre amou fazer. Apoiada pela melhor amiga, Hiroka, Suzu cria um avatar em “U” e conhece o Dragão, um personagem odiado e incompreendido naquele universo. Juntos, eles lutam contra estereótipos e julgamentos cruéis de milhares de pessoas, tanto no mundo virtual quanto no real, além de aprenderem muito sobre si mesmos.

 

Lançado em julho de 2021 no Japão e apresentado no famoso festival de Cannes no mesmo mês, o longa acumula fãs pelo mundo inteiro, tendo ficado em terceiro lugar como o filme japonês mais visto em 2021. 

A animação, produzida pelo Studio Chizu, varia entre 3D no mundo virtual e 2D no mundo real e é muito bem feita. Os cenários muito contrastantes com o ambiente online cheio de luzes e construções monumentais e o ambiente real pacato e trivial exprime com clareza os desafios  de cada realidade

A trilha sonora é um dos pontos altos do longa. Assinada pelo compositor sueco Ludvig Forssell e pelos japoneses Yuta Bandoh e Taisei Iwasaki as músicas acompanham as mudanças e aprendizados da protagonista de maneira lúdica e emocionante. Interpretadas pela musicista Kaho Nakamura, que dá voz à Suzu, as músicas são bem marcantes e trazem mais informação para cada cena.

Confira a trilha sonora do filme:

Belle (OST-Movie Soundtrack) [Japanese Edition] – YouTube

 

Com uma reviravolta inesperada no final, o filme  termina de forma surpreendente e com duas lições simples, mas complexas de praticar: empatia, principalmente com pessoas desconhecidas, pois nunca se sabe pelo que ela passa na vida privada, e coragem para defender aqueles que precisam, mesmo que isso exija sacrifícios.

 

Ficha técnica:

Dubladores: Kaho Nakamura, Takeru Satoh, Lilas Ikuta, Ryō Narita, Shōta Someta e Kōji Yakusho;

Roteiro: Mamoru Hosoda;

Direção: Mamoru Hosoda;

Origem: Japão;

Distribuição: Paris Filmes.

 

Por Alexya Lemos*
Assistiu ao filme a convite da Espaço/Z

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

 

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress