O Mês da Fotografia chega a sua quinta edição, e uma das novidades este ano é o seu tema principal, o feminino e a fotografia. A entrada é franca e ela segue até o dia trinta de agosto. Homenagear a mulher fotógrafa e o protagonismo delas na sociedade é o objetivo da exposição. Fotógrafas como Nair Benedicto, Zuleika De Sousa E Usha Velasco fazem parte desse time.
A exposição conta com a presença de cinco circuitos esse ano, sendo eles: circuitos exposições, encontro com autores, palestras, oficinas e circuito fotografaço bsb.
Segundo Eraldo Peres, diretor do evento, a exposição lança luz para a condição da mulher na sociedade. “Mostramos a mulher nas diversas facetas das suas atividades a mulher mãe, trabalhadora, esportista, indígena.” Valorizando a mulher na sociedade e no seu protagonismo. .

Eraldo Peres afirma que por questões culturais ainda temos uma preponderância masculina na fotografia. “Culturalmente ainda existe uma barreira da participação das mulheres em algumas áreas. A mulher ainda não conseguiu ter o espaço que ela realmente deve ter, que ela merece e que ela deve ter”
Levar a fotografia para as cidades satélites é um dos propósitos dessa edição. Eraldo diz que isso gera a inclusão visual. “Levar para a comunidade que não tem acesso muitas vezes as galerias aproxima a fotografia e as artes visuais dessas populações que tem menos acesso.”
Confira a programação completa do evento pelo site www.mesdafotografia.wix.com/2014.
Ouça a entrevista completa com Eraldo Peres.
Por Juliana Braz