Met Gala 2022: confira as novidades no evento de moda com repercussão mundial

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Nesta segunda-feira, 02/05, foi realizado o maior evento de moda do ano. O Met Gala aconteceu na cidade de Nova York, no Museu Metropolitano de Artes (Metropolitan Museum of Art’s), com início do tapete vermelho às 19 horas, transmitido ao vivo no canal E!. 

Foto: Divulgação/Gshow/Sarah Jessica Parker, Camila Cabello, Joe Jonas e Sophie Turner, Amy Griffin. 

O tema escolhido esse ano foi “Gilded Glamour and White Tie”, relacionada a Era Dourada no século 19, nos Estados Unidos. Essa campanha é a segunda parte da exposição do Costume Institute, chamado “In America: An anthology of fashion”, lançado em Setembro de 2021, quando houve o Met Gala fora de época devido o Covid-19. 

Presidido por Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue norte-americana, o evento é muito exclusivo, desde a lista dos convidados até a cerimônia, que além do jantar, é um mistério para muitos. Esse ano os anfitriões foram: Blake Lively, seu marido Ryan Reynolds, e Lin-Manuel Miranda. Juntamente, como anfitriões honorários, o designer Tom Ford e Adam Mosseri, além da própria Anna. 

O MET GALA

O evento foi fundado por Eleanor Lambert, publicitária e RP responsável por expandir a moda feita nos Estados Unidos. A mesma também criou em 1943 a Semana de Moda da Imprensa, New York Fashion Week, a Lista Internacional das Mais Bem Vestidas, e no ano de 1962, fundou o Conselho Americano dos Designers de Moda (CFDA). 

A primeira edição do Met Gala foi realizada em Dezembro de 1948, com um jantar às 12 horas da madrugada, no Waldorf Astoria. O modelo conhecido, que segue a linha de um jantar formal, com famosos, a saída do hotel e destinos famosos de Nova York, seguiu até o início dos anos 90. 

Foto: Divulgação/FrontRowEdit/ Met Gala, Circa 1960.

Em 1972, Diana Vreeland, ex-editora chefe da revista Vogue, tornou-se a principal consultora do evento. Diana deu início à ocasião das celebridades como uma das ideias principais, mostrando toda a extravagância possível. Neste momento, o evento recebeu este nome e passou a ter temáticas anuais. Ela mudou o estilo do evento, como também a localidade. Para que o evento tivesse um alcance maior, Diana convidou celebridades como o artista Andy Warhol, Cher e Bianca Jagger, como fez parcerias com a socialite Jackie Kennedy Onassis e o fashionista Pat Buckley, que também eram os co-presidentes do Met Gala. A tradição de convidar famosos para co-presidir o Met Gala ocorre até hoje, em 2021 foram; o ator Timothée Chalamet, Amanda Gorman, a cantora Billie Elisha e Naomi Osaka.

Já em 1995, quando Anna Wintour assumiu a realização do evento de moda, este passou a ser uma celebração com o objetivo de arrecadar fundos para o Costume Institute, hoje nomeado de Anna Wintour Costume Center, uma ala do Museu Metropolitano de Artes em Manhattan. O evento é uma tradição para a exposição de moda anual. 

Foto: Divulgação/ Anna Wintour.

Com Anna no poder, alguns aspectos sofreram mudanças, a lista de convidados, a organização dos assentos do jantar são feitas exclusivamente por ela, e algumas vezes a decisão das vestimentas de alguns famosos, sendo uma média de 600 convidados que apreciam a galeria e então seguem para o jantar. Com a saída do hotel e a chegada no tapete vermelho, depois que as celebridades entram no museu, os acontecimentos passam a ser um mistério, principalmente por ser proibido aparelhos celulares para fotos e redes sociais neste período. Apesar dessas mudanças, a presença de pessoas influentes no mundo da arte, moda, e música, por exemplo, ainda são bem requisitadas para elevar o evento. 

LOOKS 

Anitta

Foto: Divulgação/ Instagram @Anitta

O estilista do vestido foi Jeremy Scott, diretor criativo da Moschino. Além disso, Anitta cruzou o tapete vermelho acompanhada por ele. O vestido de cetim duchese roxo, feito sob medida para ela, possui um decote em coração e cintura peplum, o que chama mais atenção na peça seria o drapeado de cordão de pérola.

Segundo Scott, o visual dela acompanha o tema do baile deste ano, que é ”Na América: Uma Antologia da Moda”. Inspirado na “Gilded Glamour”, que faz referência ao “Gilded Age”, a “era de ouro”, trazendo o luxo e a riqueza para as peças. No vestido da Anitta é possível observar isso, de forma evidente, no drapeado de cordão de pérola. 

 Billie Eilish

Foto: Pintura de John Singer Sargent e Billie Eilish no Met Gala/ Divulgação.

O vestido de Billie Eilish foi feito sob medida pela Gucci. Assinado pelo diretor criativo Alessandro Michele, foi composto por mangas compridas de renda verde, um corset, uma gargantilha preta e uma saia drapeada de seda. O look foi inspirado na pintura da Madame Poirson (à esquerda), assinada por John Sargent em 1885.

Blake Lively

Foto: Divulgação/ GettyImages.

Blake Lively e o seu marido, Ryan Reynolds, foram uns dos anfitriões da noite. A atriz é conhecida pelos excelentes looks nos Mets passados, e dessa vez não foi diferente. Com direito a troca de look no meio da escadaria. A peça foi assinada pela Versace e dividida em duas partes. A primeira versão era dourada, com um laço lateral e cauda em bronze, feito de cristais metálicos, inspirado pelo art déco. Na segunda versão, o laço foi desfeito revelando uma saia com tonalidade verde oxidada, parecido com as cores da estátua da liberdade.

O look representa a oxidação da Estátua da Liberdade, que foi feita em cobre mas com o passar do tempo e da oxidação, atualmente possui essa tonalidade verde azulada.  A Estátua da Liberdade foi feita na França em 1875 e dada como um presente pelo centenário da independência dos Estados Unidos, para o país, chegando nele em 1886. Sendo assim, um símbolo muito importante para o povo estadunidense e um dos símbolos da “Gilded Age”.

Shawn Mendes

Foto: Divulgação/ Instagram @TommyHilfinger 

O cantor Shawn Mendes entrou no Tapete Vermelho do Met Gala 2022 vestido com Tommy Hilfinger. O modelo apresenta tons duquesa, com um sobretudo azul marinho com lapela de cor vermelho vinho e parte interna dourado, um smoking azul marinho com detalhes em dourado. O look promove uma inovação sustentável, com recortes e tecidos vintage. Muitos compararam o look com o do príncipe Eric de A pequena sereia.

Cara Delevingne

Foto: Angela Weiss/AFP

A atriz nunca decepciona quando se trata de looks e uma entrada para fazer história. Cara chegou ao baile com uma calça e blazer vermelhos da marca Christian Dior, com um sapato de salto alto plataforma roxo. Não sendo o suficiente, ao tirar o blazer Delevingne estava com a pele pintada de dourado, apresentando conjuntos de correntes e colares dourados, assim como um protetor de mamilos da mesma cor, junto com uma bengala para acrescentar o look. 

AS PRINCIPAIS MARCAS DA NOITE

Prada

Foto: Instagram/ Prada

Kendall Jenner, Kelvin Harrison Jr., Kacey, Alton Mason, Priscilla Presley, Olivia De Jonge, Austin Butler.

Versace 

Foto: Instagram/ Versace

Lily James, Donatella Versace, Cole Sprouse, Gigi Hadid, Gabrielle Union-Wade com Dwyane Wade, Olivia Rodrigo, Chiara Ferragni com Fedez, Emily Ratajkowski, Cardi B.

Gucci

Foto: Instagram/ Gucci

Dakota Johnson, Alessandro Michele com Jared Leto, Joshua Jackson com Jodie Turner-Smith, Awkwafina, Jessica Chastain, Anderson Paak.

Moschino

Foto: Instagram/ Moschino

Jeremy Scott com Megan Thee Stallion, Simone Ashley, Vanessa Hudgens, Madelaine Petsch, Iris Law,  Khloe Kardashian, e Manu Rios.

Louis Vuitton 

Foto: Instagram/ Louis Vuitton

Phoebe Dynevor, Hoyeon, Chloe Grace Moretz, Emma Stone, Sophie Turner, Joe Jonas, Emma Chamberlain, Gemma Chan.

Por Maria Clara Britto e Valentina Lisboa.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress