O som multicultural e mestiço advindo da mistura de diferentes gêneros musicais invade a capital do país no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, no evento Todos os Sons. Os artistas Samuca e a Selva, Consuelo e Fernanda Takai prometem um show de variedade musical e imersão sonora. As apresentações acontecerão na Praça das Fontes, no Parque da Cidade, a partir das 15h e com entrada gratuita.

O Afrobeat em contato com o “soul music” norte americano e com a Música Popular brasileira dão corpo ao “groove latino-americano” tocado pelo grupo “Samuca e a Selva”, uma “big” banda composta por 10 integrantes com instrumentos de guitarras elétricas até trombone e flauta. O grupo compartilha uma grande diversidade de influências musicais devido à grande quantidade de pessoas tocando no grupo, porém isso não os impede de produzirem um som plural e conciso. “Nosso som é vigoroso, úmido e tropical com uma liberdade de mistura”, afirma o vocalista e flautista da banda, Samuel Samuca.
O cantor também explica que o nome “Samuca e a Selva” vem da ideia de os músicos terem influências variadas e faz uma analogia com um habitat natural, em que a banda, como um todo, seria a selva; e os músicos, as diferentes espécies que habitam esse ambiente. “Nós somos um ecossistema com espécies coexistindo na selva”, explica.
Samuel ainda lembra que a diversidade dos músicos e das influências musicais é traduzida em um maior alcance do público. “Nosso objetivo é fazer com que mais pessoas conheçam o nosso trabalho”.
Confira o clipe da música Madurar do álbum Homônimo da banda Samuca e a Selva
Com a “Consuelo” a ideia não é muito diferente, folk e rock latino com experimentações se transformam em um som “cigano e natural”, segundo a cantora Consuelo, alter ego de Cláudia Daibert. “O nosso som tem muito uma pegada latina, natural”, explica.
A decisão de Cláudia de criar um alter ego gerou uma pequena inveja nos outros integrantes da banda que decidiram escolher seus próprios nomes, sendo Consuelo na voz e nas castanholas, Navalha no baixo, Juan no violão, Rufus no sax e flauta, Severo na bateria e Bebe Legal na guitarra.
Além disso, outra curiosidade da banda é que vários dos integrantes também participam de outras bandas já conhecidas na cidade como Passo Largo (Marcus Moraes e Vavá Afiouni), Móveis Coloniais de Acaju (Esdras Nogueira) e Natiruts (João Ferreira). Para Cláudia, isso conta muito para a banda, pois os músicas já tem experiências na área. “Temos uma afinação entre os membros”, comemora.
Assita o clipe de Pangaré da cantora Consuelo
O fechamento do “Todos os Sons” fica por conta da cantora Fernanda Takai que está lançando o seu primeiro disco autoral, “Na Medida do Impossível”. O álbum foi escrito em parceria com outros grandes músicos do Brasil como Pitty, Marcelo Bonfá, Marina Lima e Climério Ferreira.
Confira as outras músicas dos artistas no spotify:
Serviço:
Local: Praça das Fontes do Parque da Cidade (entrada pelo estacionamento 9)
Datas: 12 de fevereiro de 2017
Horário: a partir das 15h (atividades lúdicas e esportivas) e 17h (apresentações musicais)
ENTRADA FRANCA
Bruno Santa Rita
Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira