“Mussum, o Filmis”, dirigido por Sílvio Guindane e estrelado por Aílton Graça, chega aos cinemas de todo brasileiros nesta quinta-feira (2).
O longa acompanha a vida do comediante Mussum e toda sua trajetória de um garoto pobre apaixonado pelo samba a um dos maiores nomes da comédia brasileira.
Assista ao trailer
Roteiro e elenco
O roteiro escrito por Paulo Cursino mistura drama e comédia para retratar a difícil vida de Carlinhos, o Mussum e sua relação com sua mãe que proveu todas as oportunidades que ela nunca pôde ter.
Apesar do que muitos devem conhecer, a vida de Carlinhos não se baseou apenas em suas aventuras cômicas ao lado de seus amigos, os Trapalhões, antigo programa da TV Globo.
Afinal, Carlinhos nunca nem havia considerado se tornar um comediante, seu sonho sempre foi se tornar um grande sambista.
A atuação de Aílton Graça faz o comediante Mussum “voltar à vida”, e Neusa Borges como Dona Malvina cria uma forte relação com a atuação de Aílton que nos mostra toda admiração do comediante com sua mãe.
O longa é subdividido em três partes, infância, jovem adulto, e no tempo “presente” em que se passa o filme.
Infância
O longa começa mostrando a infância de Mussum e sua relação com a sua mãe, Dona Malvina ( Cacau Protásio ). Apesar de sua mãe querer que seu filho seja um médico ou advogado, Carlinhos deixa claro desde o início sua paixão pelo samba.
Dona Malvina trabalhava como diarista e não tinha condições de prover educação ao seu filho e, por isso, o mandou a um colégio interno onde Carlinhos se mostra o melhor de sua classe e no futuro havia de se tornar tenente do exército.
Jovem adulto
Após a escola, Carlinhos entra para o exército e vira tenente, para orgulho de sua mãe. Porém, desde sempre apaixonado pelo samba, Carlinhos faz shows em segredo com seu grupo “ Os Originais do Samba” onde chega a abandonar de vez a vida militar e se dedicar ao mundo artístico.
Os Originais chegam a fazer muito sucesso tocando com diversos artistas brasileiros e vendendo múltiplos discos pelo Brasil.
Trapalhão
Na parte mais marcante de sua vida, Carlinhos, um dia, se vê obrigado a substituir um ator no programa de comédia do Grande Otelo, onde desde já fez sucesso e ganhou seu apelido Mussum até contra a própria vontade.
Vendo sua popularidade aumentar, Mussum começa a se tornar o comediante “engraçadis” que conhecemos, desde a Escolinha do Professor Raimundo aos Trapalhões.
Com o sucesso na comédia, o longa aborda como Mussum teve de conciliar a música, sua família e a televisão e como o alcoolismo se tornou parte desta luta.
Ficha Técnica
Título Original: Mussum, o Filmis
Direção: Sílvio Guindane
Roteiro: Paulo Cursino
Elenco: Aílton Graça, Neusa Borges, Yuri Marçal, Cacau Protásio
Gênero: Drama / Comédia Biográfica
Duração: 2h
Classificação Indicativa: 12 anos
Por Caio Aquino*
* Assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z
Fotos e trailer: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira