Imagine um triângulo amoroso em que um rapaz (pobre) apaixona-se por uma moça rica. Mas, essa mulher encontra-se apaixonada por outro.
Uma pessoa encontra uma solução, um elixir, e o seu problema pode ser resolvido.
Saiba mais como assistir à apresentação
Esse é o contexto da peça italiana “O elixir do amor”, que será encenada pela Cia de Cantores Líricos, em Brasília na sexta-feira (9) e sábado (10), no endereço Sesc Ceilândia.
Também, no dia 16 e 17 será realizada na Escola de música de Brasília e 23 e 24 no Sesc Gama. A proposta tem apelo cômico, criativo e ficcional para o sofrimento do coração partido.
Com isso, as óperas, de acordo com Renata Dourado (Produtora Cultural), são vistas como algo longo e chato. A escolha dessa ópera foi pelo motivo do cômico, tem uma proposta de “comédias do highschool”, que todos podem se identificar com as frustrações do primeiro amor.
“A Cia de Cantores Líricos de Brasília tem como objetivo popularizar a ópera e tirar esse conceito errado”.
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Adiamento
O espetáculo ia estrear uma semana antes mas devido aos protocolos da pandemia, os teatros fecharam. “A gente teve que se reorganizar para refazê-lo”, diz Rafael Abril.
Depois de tanto tempo sem ensaios a retomada foi complexa para os participantes. “Muita coisa daquele trabalho que a gente fez em 2020 se perdeu e a gente teve que recuperar isso agora com um tempo um pouco reduzido. Essa acho que foi a maior dificuldade neste momento”.
“Nós estávamos, mais ou menos, uma semana antes da estreia. Tivemos que cancelar tudo e aí por causa das medidas sanitárias a gente não manteve os ensaios, para não ter contato entre o grupo”. O lado positivo para isso é que retomaram os ensaios e o elenco já está acostumado com a sincronia.
Então Renata Dourado falou sobre a divulgação da ópera com esperanças de que dê tudo certo. “A gente está fazendo via Instagram né? Redes sociais, Facebook. Também está saindo em alguns jornais, correio, alguns sites, blogs culturais aqui de Brasília. Eu acho que vai ter um bom retorno e é tudo gratuito, entrada franca”.
Por causa das limitações impostas pela covid-19, haverá limitação de público e todos protocolos de segurança serão garantidos como distanciamento e apresentação do cartão de comprovante da vacinação. Além do fato da disposição de álcool gel.

Cenografia e figurino
A cenografia junto com a iluminação dispõe de toda a ambientação para o espetáculo.
Além disso, a maquiagem e o figurino são de época, 1832 mais precisamente. “São lindos e tudo se passará no campo e terá árvores por todo o palco”.
Será dividido em dois atos, no primeiro momento se apresentam os personagens e seus conflitos, Nemorino (personagem principal) declara que é apaixonado por Adina. Já no outro, segundo ato, Adina se apaixona por Nemorino e algo acontece.
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Fidedigna
De acordo com Rafael de Abril Ribeiro (maestro), o período do romantismo é um período muito prolixos. “As pessoas cantavam, cantavam, brincavam e cantavam. Repetiam muitas coisas e causavam à exaustão. No caso da nossa, nós tiramos essa, vamos dizer assim, essa gordura que tinha na música”.
Sendo assim, para manter a fidedignidade a ópera será apresentada em sua língua original (italiano), porém terá telões com suas respectivas legendas.
Dessa maneira, outras mudanças mínimas foram executadas para tornar a peça mais atrativa para outros públicos e faixas etárias.
“A peça segue fielmente a (língua) Italiana, nós fizemos alguns cortes para atender ao edital que tem um limite de tempo. Mas esses cortes não interferiram na história, ela continua com o princípio, meio e fim”, afirma.
On-line
A obra será transmitida pelo YouTube. Eles têm um canal da Cia de Cantores. Lá, tem algumas produções de filmagens profissionais, mas nessa será mais casual. Com o COVID os planos mudaram. “A gente não pensava muito nisso, né? Antes da pandemia, assim,. E agora não, a gente já está pensando em guardar, arquivar, e divulgar”.
Investimento e Ingresso
A bilheteria estará aberta uma hora antes do espetáculo, todos os dias o espetáculo será às 19 horas. “Às 18 horas a gente já abre, a pessoa pode pegar o seu ingresso por ordem de chegada mesmo e geralmente os teatros não tem local marcado, né? Pegou o ingresso? Pode entrar”.
O FAC (o Fundo de Apoio à Cultura) aqui em Brasília. Tem investido bastante na produção eucarística do DF. “Se a gente for olhar pro resto dos estados do Brasil, somos o estado que mais está produzindo espetáculo por conta do fundo de apoio. Para a gente esses dois anos parados por conta da pandemia foi um pouco complicado, porque os teatros fecharam”.
Ficha Técnica
Atores e músicos:
Adina: Renata Dourado
Nemorino: Rafael Ribeiro
Belcore: Thiago Rocha
Dulcamara: Gustavo Rocha – doutor canastrão que vende remédio que cura tudo…
Gianetta: Érika Kallina
Realização: Cia de Cantores Líricos de Brasília
Produção: Renata Dourado
Direção de cena: Francisco Mayrink
Assistente de direção: Érika Kallina
Direção musical (Regente): Rafael Ribeiro
Direção artística: Sara Goulart
Assistente de produção: Gustavo Rocha
Fotografia: Karollina Kanashiro
Luz e iluminador: James Fensterseifer
Figurinista: Stephany Dourado
Duração: 1h 30
Por Monique Del Rosso (texto e foto) e André Luiz de Araújo Santos
Foto: Karollina Kanashiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira