
Um palco em meio à natureza. Como presente sonoro à capital do Brasil, o parque Olhos D’água será o espaço para o espetáculo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, às 16h desta segunda feira (21), aniversário de Brasília. “A orquestra foi criada para se apresentar em palcos acústicos. Mas temos uma boa equipe de profissionais que sabe lidar com isso e conseguimos manter uma boa qualidade de som”, disse o maestro Claudio Cohen
Esse será o terceiro concerto apresentado em parques, que já foram feitos na Ermida Dom Bosco e no Bosque do Sudoeste. “O fluxo das pessoas tem sido muito intenso. É uma tradição internacional apresentações em grandes parques. A gente está tentando criar essa tradição também em Brasília “, explicou.
O projeto vai se espalhar por outras cidades, fora do Plano Piloto, como por exemplo, um concerto já marcado no dia 3 de maio para o parque do Guará. A intenção é fazer uma apresentação por mês nos parques do Distrito Federal para atender populações que não têm o costume de assistir concertos de Orquestras. Cláudio Cohen fala que esse é um dos projetos da orquestra sinfônica do teatro nacional, que tem os concertos regulares todas as terças-feiras e com o teatro nacional fechado eles tem se apresentado no teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano.
Bola e música – Em junho e julho, coincidindo com a Copa, terá a 4ª edição do festival de ópera em Brasília, no qual também irão se apresentar, “Esse ano, vamos apresentar ópera de Putin, a ópera Salomé, pela primeira vez em Brasília, de Richard Strauss”. O maestro lembra que é o centenário de nascimento do compositor Richard Strauss e, por isso, vai também apresentar uma ópera brasileira inédita.
Por Victor Fernandes
Ouça mais sobre o assunto (reportagem de Jade Abreu)