“Esperança” é o tema da 50ª edição da quermesse do templo Shin Budista Terra Pura. Trata-se de uma festa tradicional de Brasília, que recebe mais de dez mil pessoas nas oito ou dez noites de agosto.
No primeiro final de semana, os comerciantes trouxeram produtos, que vão de bijuterias à gastronomia variada japonesa. “Esperança” é o tema deste ano do evento.
Aliás, o ideograma japonês 希望 representa o sentido de esperança, o desejo e a aspiração. O evento acontece durante todos os sábados e domingos deste mês de agosto.
No evento, há uma adaptação brasileira do O-bon, um costume budista japonês que homenageia os antepassados falecidos, celebrado com muita alegria na, Área Especial 315/316 na Asa Sul. O evento ocorre a partir das 16h às 22h.
Inspirações
A quermesse conta com atrações habituais, como o Bon Odori e Matsuri, artes marciais e grupos de taikô, e também com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Brasília, do Coral do próprio Templo.
Aberto aos moradores locais, o evento oferece diversas atividades voltadas para a cultura japonesa, como ofícios budistas, meditação, música, dança, exposições, oficinas e gastronomia.
O Templo da Terra Pura atualmente traduz-se em uma referência para a valorização e ensino do verdadeiro budismo. O crescente interesse do público pelo budismo fez com que o templo expandisse suas atividades e se tornasse cada vez mais presente na vida dos interessados.
Por Ayumi Watanabe
Vídeos e imagens: Maria Tereza Castro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira