Samba de Marola traz cena carioca para centro de Brasília toda 2ª feira

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

No Conic, edifício antigo localizado no Setor de Diversões Sul, a roda de Samba de Marola toca há seis meses na praça central do edifício, toda segunda-feira a partir das 19h (e segue até as 23h), em frente ao bar Thainá. 

Confira o som

 

De público misto, de várias idades e gêneros, a roda tem clima alegre e alternativo. Chama a atenção pelo local e pelo dia em que acontece. Marcelo Café, 44 anos, é músico da roda. Cantor e compositor da Ceilândia, faz parte da cena musical há 20 anos e explica que a ideia de ocupar o Conic partiu de um projeto criado pela Faculdade Dulcina de Moraes, chamado Dulcina Vive, que luta contra a lei do silêncio no local. 

Segundo ele, a união de vários artistas da cidade fizeram a ocupação do Conic acontecer e a má fama do local diminuir, já que passou a ser mais freqüentado. Perguntado sobre a cena atual do samba em Brasília, Marcelo Café conta que ritmo na cidade já é muito respeitado, inclusive em outros estados, e que os artistas daqui também já migram para outros lugares.

Chico Teixeira, 37 anos, nascido no Rio de janeiro, é um dos organizadores da roda de samba. Ele conta como aconteceu a escolha do Conic como cenário para seu projeto. “Nós estávamos procurando um espaço público para ocupar, e porque não o centro da cidade, né? A ideia era concentrar e unir todas as pessoas, todas as classes da cidade, já que é o centro da cidade, num só point, numa só noite, numa roda de samba bem genuína que se canta tudo, que tem um samba alternativo”.

 Segundo Chico, muitas pessoas, quando convidadas para ir à roda, ainda perguntam: “Mas em plena segunda-feira?”. Entre algumas risadas Chico lembra que já havia rodas de samba tocando por lá durante toda a semana e que eles simplesmente não queriam “atravessar ninguém”. A segunda-feira então ficou como o único dia da semana livre. Junto aos outros organizadores, ele decidiu usá-la como um teste, que acabou dando certo. “A ideia era fazer um samba que fosse totalmente contra a agenda mesmo”, ressalta. 

O músico Marcelo Café, conta que o samba já um realidade em Brasília há muito tempo. A cantora Renata Jambeiro, brasiliense de 36 anos, por exemplo, mora no Rio de Janeiro, já tem 3 discos gravados e, quando pode, ainda frequenta as rodas de Samba da Capital. Serginho Meriti, 58 anos, também é cantor e compositor brasileiro. Ao contrário de Renata, saiu do Rio, onde nasceu, e veio para Brasília. Aqui também é frequentador da Roda do Conic.

 Júlia e Natália frequentam a Roda e possuem visões diferentes sobre o Conic. Natália, 32 anos, soube do Samba de Marola através de um amigo que toca na Roda. Ela contou que não acha que o Conic, como local para eventos, seja um empecilho para o público. Mas acredita que as pessoas podem sim ter um pé atrás devido à segurança, o que pode dificultar o aumento do público.

 Já Júlia, sua amiga de 30 anos, tem uma visão diferente. Ela ficou fora de Brasília por um tempo e se lembra bem do estigma do Lugar. Júlia conta que quando voltou para a capital tudo já estava bem mudado. “Eu voltei e vi que revitalizaram muito os espaços por aqui, agora acontecem várias festas, então já não é um empecilho pra mim.”

Por Elisa Costa

Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress