No dia 3 de julho, o brasiliense vai contar com muita diversão na 14ª edição da Mostra Brasiliense de Indie Games – Bring. O evento vai reunir mais de 20 expositores autorais de games que o público vai testar em primeira mão. Som e food trucks vão acompanhar a festa no Lago Norte que vai ter entrada gratuita.
A ideia da mostra é aliar cultura e tecnologia, além de aproximar os desenvolvedores de jogos independentes do público games local. Os jogadores vão contar com aventuras medievais, jogos com heróis japoneses e jogos de convivência dentre outros.
O organizador da mostra, Saulo Camarotti , fundou o coworking Galpãp Indie Warehouse em 2017 com a missão de acolher a economia criativa e os produtores de jogos. Idealizador também do Behold Studios, produtora com mais de 25 jogos independentes produzidos e cerca de 50 prêmios nacionais e internacionais, o Behold Studios concorre com o game Galaxy Of Pen & Paper no Big Festival em São Paulo. Esse jogo indie propõe uma aventura espacial que remete aos anos 90. Saulo Camarotti conversou com a Agência de Notícias UniCEUB sobre os indie games.
Entrevista com o organizador Saulo Camarotti


Histórico
Os indie games também chamados de jogos indie, são jogos eletrônicos independentes criados por uma pessoa ou pequenas equipes com ou sem apoio financeiro de publicadoras de jogos eletrônicos. Na maior parte das vezes focam em inovação e na distribuição digital. Nos últimos anos eles têm aumentado devido aos novos métodos de distribuição on-line e ferramentas de desenvolvimento.
Não há consenso entre os profissionais da área, mas costuma-se atribuir o título indie game ou jogo indie aos jogos produzidos por estúdios que começaram de maneira independente, sem financiamento externo, mesmo que essa empresa já tenha crescido bastante e se consolidado no mercado.
Os jogos independentes começaram nos PC e tiveram aumento através da distribuição de shareware (programa de computador disponibilizado gratuitamente durante um tempo para que o usuário possa testar antes da aquisição) no início da década de 1990. O avanço da tecnologia, as exigências e as expectativas dos usuários alavancaram o desenvolvimento dos games na segunda metade de 2010.
A distribuição digital permitiu tanto aos desenvolvedores publicar seus jogos quanto aos jogadores fazerem o download desses jogos em plataformas.
Serviço: Mostra Brasiliense de Indie Games – Bring
Data: 03/07/2018
Local: Indie Warehouse (CA 07 – Lago Norte)
Horário: 19h às 23h
Entrada franca
Informações: 3034-3625
Classificação livre
Por Claudia Sigilião
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira