Trio forrozeiro de irmãos cegos faz calçada de palco em Brasília

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

 

Em meio ao barulho de buzinas, dos motores dos carros, do andar apressado no centro de Brasília, os sons do acordeom, triângulo e zabumba… A inspiração que não passa despercebida vem do movimento harmonioso e disciplinado de três forrozeiros de primeira, animados e incansáveis. O público, vez por outra, aplaude ou cantarola junto. Nem parece que estão em uma calçada em pleno comércio entre um shopping e a rodoviária do Plano Piloto.

forrozeiro

Os músicos são irmãos e cegos. Eles fazem o trajeto de Sobradinho II, onde moram, para o centro da capital para mostrar o som do grupo “Milagre do forró” e entendem que é a fé que os levou tão longe. O show, que não tem parada, rende até R$ 200 por dia. Os irmãos Cordeiro (Marcelo, Ludivan e Romário) fazem do trio forrozeiro a razão da vida, compromisso de todos os dias. De manhã até a noite. Acompanhados pelo pai, vivem com o pé na estrada. Chegaram em Brasília em 2004.

cegos

“A gente começou tocar em lata de óleo. Até que uma senhora doou a safona e então aprendi a tocar sozinho, falei para ela que foi dom de Deus. Escolhi a sanfona porque é um instrumento do povo da roça, é o que o as pessoas gostam. A gente gosta de tocar Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros artistas também”, explica Marcelo Cordeiro que celebra o “dom divino”. Romário da Cunha Cordeiro, tem 22 anos e há 10 toca percussão no grupo. “Escolhi a zabumba porque foi o dom que Deus me deu, começamos a carreira batendo tambor em uma banda chamada “Raimundo Tangé do Piauí´” explica o forrozeiro ao falar da relação entre a fé e a música.

Edivam Cordeiro, é o pai e ‘’empresário” do trio, conta que enfrenta algumas dificuldades por cuidar dos filhos sozinho e por eles serem deficientes, mas apesar de tudo, mantém a alegria no olhar de quem sabe que não pode ser visto pelos próprios filhos. Ludivam, Romário e Fernando formam a Banda Milagre do Forró

Por Henrique Kotnick (texto e fotos)

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress