Futebol: Ceilândia vence Gama, com nova iluminação no Abadião, e vira líder

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Ceilândia venceu o Gama, nesta segunda (17.2), no Estádio Maria de Lourdes Abadia (Abadião), por 2 a 0, em confronto válido pela sétima rodada do Campeonato Brasiliense.

Os gols da partida foram marcados por Danilo, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Clemente aos nove minutos do segundo tempo, confirmando a vitória do Gato Preto.

Com o triunfo, o time da casa vai provisoriamente para a primeira colocação com 18 pontos. Enquanto isso, o Gama, após a derrota, cai para a terceira colocação, com 16 pontos.

Foto: João Carvalho

Grandes expectativas

Ceilândia e Gama, a partida que encerraria a sétima rodada do Candangão, para muitos, apenas mais um clássico entre as tradicionais equipes, contudo, havia algo diferente, talvez em razão da estreia da iluminação para as partidas noturnas no Abadião, ou devido à boa campanha da equipe Alviverde, que vinha de quatro vitórias consecutivas. De qualquer forma, a certeza era de um grande jogo. 

O jogo começou e logo com um minuto o Gama quase abriu o placar com Nunes, que pegou rebote do chute de Willian Jr, e finalizou de voleio. O gol só foi evitado porque o camisa cinco do Gato Preto se adiantou e tirou a bola em cima da linha.

Gol de placa

Após quase sair atrás no placar, o Ceilândia ajustou sua linha defensiva e, o Gama, que controlava a partida, não conseguia mais causar perigo ao seu adversário, acumulando erros de passe e de finalizações. Já o Gato Preto se mostrava melhor taticamente e se lançava em contra-ataques.

Assim, aos 26 minutos do primeiro tempo, o Ceilândia abriu o placar com um gol olímpico depois que Danilo bateu escanteio fechado para área, surpreendendo o goleiro alviverde que ficou sem chances de defesa. Este foi o primeiro gol que o Gama sofreu na competição. 1×0 Ceilândia

Atrás no placar, a equipe Alviverde se lançou definitivamente para o ataque, mas seguia com problemas para ser efetiva e causar perigo ao adversário. Eles não contavam com a boa atuação da linha defensiva do Ceilândia. A chance de maior perigo aconteceu depois que Willian Jr finalizou de fora da área, mas a bola foi defendida por Sucuri, e sem tempo para mais nada, o árbitro encerrou o primeiro tempo.

Foto: João Carvalho

Segue o líder

Fim do intervalo, times de volta ao campo, o desenho da partida manteve-se o mesmo, o Gama controlava as ações da partida, mas continuava com problemas nos momentos decisivos, já o Gato Preto seguia com uma atuação de gala em sua defesa e não deixava o Periquito lhe causar perigo.

O Ceilândia buscava causar pressionar a equipe visitante por meio de contra-ataques ou em passes na profundidade, que quebravam a linha defensiva de seu adversário. Foi assim que o Gato Preto ampliou o placar, aos 9 minutos, Julio Cesar achou passe em profundidade para Clemente, que ficou sozinho contra o goleiro Alviverde e com um simples toque ampliou o placar. 2×0 Ceilândia

Com o gol, a torcida da equipe da casa foi à loucura, acenderam seus sinalizadores, e começaram a cantar como nunca. Os Gamenses não ficaram para trás, mesmo atrás no placar, apoiavam sua equipe e assim o clima do estádio era o melhor possível. 

Com dois gols de diferença no placar, o Gama se lançou ao ataque, mas continuava com os mesmos problemas, não era efetivo, além da equipe parecer nervosa na hora de decidir, assim o Ceilândia controlava a partida e administrava o resultado.

O Alviverde usou de todos seus recursos, mas nada foi suficiente para quebrar a barreira da equipe do Ceilândia, nos momentos em que a linha defensiva foi enganada, o goleiro do Gato Preto, Sucuri, salvava a equipe. Assim a partida seguiu até os instantes finais, quando o árbitro apitou o fim da partida.

Com a vitória, o Gato Preto vai provisoriamente para a primeira colocação do Campeonato Brasiliense com 18 pontos.

Próximos jogos

Após o confronto de hoje, ambas as equipes seguem na disputa do Candangão e retornam a campo no dia 23 de fevereiro.

O Gama começa a preparação para o clássico contra o Brasiliense, a partida ocorrerá às 16h, no Serejão. Já o Ceilândia irá ao JK enfrentar o Capital, em jogo que também acontecerá às 16h.

Ficha Técnica

Ceilândia 2×0 Gama

Campeonato Brasiliense – Primeira fase – 7ª rodada

Estádio Maria de Lourdes Abadia – DF, 17/02/2025, 21h

Árbitro: Marcello Ruda Neves Ramos da Costa.

Assistente 1: Lehi Sousa Silva.

Assistente 2: Josieliton Silva dos Santos

4º árbitro: Maricleber Cardoso de Gois.

Delegado: Haland Medeiros Guilarde.

Ceilândia: Sucuri, Paulinho, Wallace, Badhuga, Danilo, Júlio César, Pedro Bambu, Nolasco, Kennedy, Clemente, Pablo Felix

Técnico: Adelson de Almeida

Gama: Renan Rinaldi, Michel Henrique, Wellington, Pedro Romano, Lucas Piauí, Lúcio, Rafa Marcos, Lucas Lourenço, Daniel Costa, Willian JR, Nunes.

Técnico: Glauber Ramos

Por Lucas Alarcão

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress