Torneio de Abertura NBB: Flamengo conquista o título com superioridade diante do Minas

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Em uma final intensa e de alto nível técnico, o Rubro-Negro superou o KTO Minas por 86 a 68, neste sábado (04/10), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, confirmando o excelente desempenho demonstrado ao longo da competição.

Foto: Diller Abreu

Com defesa sólida, ritmo consistente e poder de decisão nos momentos-chave, a equipe carioca abriu vantagem já no primeiro período, controlou as ações e garantiu o primeiro troféu da temporada.

Alexey Borges e Kayo Gonçalves foram os principais nomes do Flamengo. O armador se destacou durante todo o torneio e não poderia ter sido diferente na decisão, quando terminou com 17 pontos, cinco assistências e três recuperações de bola para 18 de eficiência.

Já o ala-pivô fechou sua atuação na final com 15 pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos do perímetro, além de oito rebotes para 22 de eficiência. Pelo KTO Minas, Jordan Williams foi o cestinha com 21 pontos.

“Foi um passo importante ganhar esse Torneio de Abertura, sabendo que o nosso time tem qualidade, está jogando bem e é muito bom esse torneio para trazer confiança para a temporada”, afirmou Kayo Gonçalves.

“Foi um jogo muito bom individualmente, eu sei que no próximo jogo provavelmente vou errar um arremesso, mas é um conjunto do grupo, não fiz esse trabalho sozinho, tive o trabalho dos armadores para me dar ótimos passes para finalizar, dos meus alas, é um trabalho em conjunto, não foi algo só meu”, completou.

Desatou o nó

O começo do primeiro período trouxe aquele clima típico de decisão. Nervosismo e cautela marcaram os minutos iniciais, com os dois times encontrando dificuldades para pontuar com regularidade.

O Flamengo foi o responsável por desatar o nó, colocando mais intensidade na defesa, o que impulsionou o ataque. Com boa variação ofensiva, sendo assertivo na seleção dos arremessos e nas escolhas das infiltrações, o Rubro-Negro foi superior ao KTO Minas, fez 26 a 15 na parcial inicial e abriu 11 pontos de vantagem.

Reação mineira

O segundo período foi marcado por equilíbrio e troca constante de cestas entre as equipes. O KTO Minas encontrou seu ritmo defensivo na reta final do quarto, acelerou o jogo e emplacou uma sequência de 10 a 0 em apenas dois minutos sob o comando de Jordan Williams e Wini Silva, reagindo com força.

Com bom aproveitamento ofensivo e intensidade renovada, a equipe mineira venceu a parcial por 25 a 21, reduzindo a desvantagem para sete pontos (47 a 40) antes do intervalo e mostrando que a decisão estava totalmente em aberto.

Eletrizante

O terceiro período foi eletrizante, com Flamengo e KTO Minas colocando tudo em quadra. As defesas se mostraram agressivas e a eficiência ofensiva não ficou atrás, tornando a parcial imprevisível e muito disputada do começo ao fim. Alexey Borges acertou uma bola tripla no estouro do cronômetro e garantiu o triunfo no quarto por 24 a 21, abrindo 10 pontos de vantagem (71 a 61) antes dos 10 minutos derradeiros e mantendo vivo o clima de expectativa.

Dupla eficiente

A tarefa do KTO Minas de modificar o enredo escrito pelo Flamengo na final foi se tornando cada vez mais difícil. Não bastasse enfrentar um adversário extremamente qualificado do outro lado da quadra, o time mineiro tinha de lidar com o cronômetro. Alexey Borges e Kayo Gonçalves continuavam inspirados na mesma proporção que o fôlego e o ímpeto de reação dos mineiros foram diminuindo. A equipe rubro-negra foi superior também no último período e conquistou o título do Torneio Abertura.

Por Diller Abreu

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress