Mais de 40 horas depois de confirmada a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Jair Bolsonaro quebrou o silêncio e disse, nesta terça-feira, no Palácio da Alvorada, que cumprirá todos os mandamentos da constituição.
Sem ter admitido sua derrota, o atual presidente defende que formou diversas lideranças pelo país. “Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca. Somos pela ordem e progresso, mesmo enfrentando todo o sistema. Superamos uma pandemia e as consequências de uma guerra”.
Ele acrescentou que as manifestações “serão toleradas” desde que sejam pacíficas e sem invasão de propriedade. Ele compara os protestos violentos ou que atrapalhem os direitos dos cidadãos com ações da esquerda.
“Sempre joguei dentro das 4 linhas da Constituição. Enquanto presidente e cidadão continuarei cumprindo todos meus deveres”, disse sobre seus deveres como o ainda Presidente da República.
Bolsonaro começou o discurso às 16h38, no dia primeiro de novembro de 2022. O esperado era que o discurso fosse mais completo, considerando o tempo que os brasileiros esperaram pelo seu pronunciamento desde a apuração das urnas, no dia 30 de outubro de 2022.
Por Milena Dias e Ana Clara Neves
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira