Basquete: Brasília reage no final e vence São José em estreia em casa pelo NBB

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O NBB está de volta a Brasília para a temporada 2024/25 e o Brasília Basquete presenteou a torcida em sua estreia em casa com vitória de virada sobre o São José por 81 x 76.

De volta ao clube onde conquistou vaga no Jogo das Estrelas em 2023, Gemadinha foi o grande nome da noite com 28 pontos, 18 deles no último quarto, para comandar a virada brasiliense.

O triunfo foi o primeiro do time candango na temporada, quebrando série de três derrotas nos primeiros jogos.

Brasília Basquete virou nos minutos finais e conquistou primeira vitória da temporada; Matheus Maranhão

Lá e cá


Os primeiros minutos de NBB da temporada em Brasília foram mornos. Quando o São José ameaçou disparar, Guilherme Magna matou uma bola para três pontos no estouro do relógio e cortou a vantagem de volta para 2, levantando a torcida no Nilson Nelson.

O pivô Leal fez valer a lei do ex na capital e marcou metade dos pontos do São José no primeiro quarto contra seu antigo time, fazendo com que os paulistas começassem na frente.

O Brasília reagiu com a entrada do ala-armador norte-americano Anton Cook, que fez sua estreia com a camisa brasiliense e ajudou a equipe a buscar a virada, que veio no último segundo dos primeiros dez minutos em arremesso de Daniel Von Haydin para três, colocando o time a frente por 25 x 22.

O time de Dedé Barbosa voltou bem da primeira parada e aumentou sua vantagem para seis pontos, comandada pela trinca de armadores com Cook, Gemadinha e Lucas Lacerda. Ao longo do segundo período o time foi esfriando e viu o São José tomar as rédeas do jogo, passando a frente pela primeira vez no período com 4:35 restantes no relógio e forçou Dedé a paralisar o jogo.

O tempo fez bem e o Brasília voltou ao comando, liderado por bolas de três de Von Haydin e Gemadinha, que retomaram a confiança do time da casa. Os times trocaram pontos e faltas nos minutos finais, mas os candangos seguraram o bom momento e voltaram aos vestiários vencendo por 41×39.

Apagão e retomada


Depois de fazer apenas dois minutos na primeira metade de jogo, o pivô bahamense David Nesbitt marcou os cinco primeiros pontos brasilienses da etapa final, tudo em menos de três minutos. Maior pontuador do time na temporada, o gringo voltou a contribuir positivamente com o ritmo da equipe e manteve o jogo apertado, mesmo com os paulistas voltando melhor do intervalo.

Depois de abrir 46×41, o time da capital apagou e viu os paulistas dispararem. Em cinco minutos, o Brasília fez apenas dois pontos e Dedé teve que pedir um tempo técnico com 56×48 de vantagem no placar para os visitantes.

Foi Nesbitt, novamente, que quebrou a sequência e colocou o Brasília de volta no jogo. O São José foi pros dez minutos finais de partida vencendo por 59×54, vantagem que poderia ser maior se não fossem os reforços estrangeiros, Nesbitt e Cook, fazendo 11 dos 13 pontos do time candango no período.

Ainda na primeira jogada do último quarto, Gemadinha converteu mais três pontos e a vantagem caiu para apenas dois, espantando de vez a má fase. A vantagem se manteve curta ao longo do duelo e o Brasília trabalhou para diminuí-la pouco a pouco a cada jogada, virando o jogo com dois lances livres de Gemadinha quando o relógio marcava 4:12.

O bom momento elevou os decibéis no Nilson Nelson e o time cresceu junto. Brasília e São José alternaram mudanças de liderança no placar durante os últimos quatro minutos, com a vantagem não passando de um único ponto por equipe até que Douglas, da marca do lance livre, abriu dois para os visitantes com 1:39 restantes.

Vivendo um último quarto mágico, Gemadinha marcou mais três pontos e virou novamente a partida no DF. A defesa segurou o ataque do outro lado e o cestinha do jogo anotou mais dois para fazer a diferença no placar crescer. O camisa 35 seguiu quente, fechando o quarto final de jogo com 18 dos 27 marcados pelo Brasília, incluindo a bola de três decisiva com 10 segundos restantes para sacramentar o triunfo.

Campeonato


O Brasília agora volta às quadras no sábado, às 11h, para enfrentar o Mogi das Cruzes, buscando manter a boa fase. Novamente no Nilson Nelson, o jogo é importante para que os comandados de Dedé Barbosa consigam engatar uma boa sequência.

O São José, enquanto isso, volta para o estado de São Paulo, onde continua sequência de jogos como visitante. Os paulistas enfrentam o Bauru, no dia 2/11, e o Sesi Franca, dois dias depois, antes de voltar para casa.

Por Henrique Sucena

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress