O Vasco venceu o Brasília por 79 a 77, na Arena BRB Nilson Nelson, na manhã deste sábado (05/04). Em jogo com posses dividida e viradas, o time visitante garantiu a vitória no último quarto.
Os destaques da equipe carioca foram Scheuer, cestinha do time, e Paulichi, que fez um duplo-duplo. Cook, do Brasília, foi o cestinha da partida com 19 pontos.
O ala-pivô cruzmaltino Paulichi, acredita que o destaque individual não é mais importante que o desempenho da equipe e celebra a vitória.
“A gente está em um momento muito bom, dos últimos 11 jogos ganhamos 8 e os que perdemos conseguimos competir com todos times. Estamos em crescente e essa vitória é o que comprova que estamos no caminho certo”, disse.

Vasco sai na frente
A partida começou com propostas diferentes dos dois times, o Brasília apostava nas cestas de três pontos, enquanto o Vasco explorava o jogo no garrafão. A equipe que saiu com vantagem foi a do Vasco, sólida na defesa do perímetro, limitou o poder ofensivo do time da casa, e teve eficiência no ataque.
O time visitante venceu o primeiro quarto com destaque para Scheuer, que em 11 tentativas, converteu nove. O ala-pivô teve aproveitamento de 81% nos arremessos.
Primeiro quarto: Brasília 11 x 20 Vasco
Tudo igual
O Brasília voltou mais concentrado no segundo quarto, o técnico Dedé Barbosa solicitou tempo técnico logo no início, quando o time do DF apresentava melhora na partida. Mesmo assim, o professor conseguiu explorar ainda mais a ofensividade e assertividade da equipe.
Em dois minutos, os mandantes viraram a desvantagem que chegava à 11 pontos. Dali em diante a posse ficou dividida entre os times e Lucas Lacerda, armador do Brasília, decidiu ao time, no final, com oito pontos, e levou o jogo para o intervalo com tudo igual.
Segundo quarto: Brasília 40 x 40 Vasco

Vantagem brasiliense
Na volta do intervalo, o equilíbrio entre os dois times continuou com ambas defesas sendo destaques do período. Entretanto, o time do Vasco perdeu a solidez defensiva no perímetro e a equipe do Brasília aproveitou e criou vantagem de 7 pontos para o fim do quarto. Von Haydin influenciou o deslanche brasiliense, teve 100% de eficiência na etapa com cinco pontos nos cinco minutos jogados.
Terceiro quarto: Brasília 66 x 59 Vasco
Vitória cruzmaltina
Após o time da capital federal tomar as rédeas do jogo, os cruzmaltinos voltaram ao último quarto com a pressão de virar sete pontos de diferença. Mesmo assim, nos seis minutos iniciais da etapa, os vascaínos dominaram e abriram 10 a 0 no quarto, devolvendo a pressão aos brasilienses. Dedé Barbosa não acreditava no que via e tentava resolver a situação com substituições e pedidos por foco. Os times disputaram as vantagens, mas nos segundos finais o Vasco conquistou o controle do placar com quanto pontos de diferença quando faltava 6”.
Fim de jogo: Brasília 77 x 79 Vasco
Próximos confrontos
O Brasília continua no Nilson Nelson para o confronto contra o Flamengo, na próxima terça-feira (08/04), às 20h30. Antes, o Vasco vai à Belo Horizonte jogar contra o líder Minas, na segunda-feira (07/04), às 19h, na Arena UNIBH.
Por Diller Abreu e Felipe Farias
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira