O Brasília Basquete está eliminado do NBB. Com apenas três jogos restantes, a equipe não consegue mais atingir a 16ª colocação, última posição que classifica para os playoffs.
Com apenas quatro vitórias na competição, além da eliminação, o time ficará na última colocação do campeonato.
Isso aconteceu porque todas as equipes têm oito ou mais partidas vencidas, marca que não pode ser igualada ou superada devido ao número de jogos restantes.
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-2-1024x682.png](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2024/01/image-2-1024x682.png)
Quatro anos longe dos playoffs
Oito vitórias também é a marca do 16º colocado, a última posição que classifica para a próxima fase da competição e que atualmente é ocupada pelo Cerrado.
Em playoffs, com a eliminação do Brasília, a equipe chega ao quarto ano seguido sem se classificar. Na temporada 2019/20, a competição foi cancelada antes da fase mata-mata.
A última vez que o Brasília foi para os playoffs foi na temporada 2018/19, quando chegou em décimo.
No mata-mata, naquele ano, a equipe foi eliminada para o Corinthians (SP) por dois a um nas oitavas de final. Durante esses quatro anos sem conseguir se classificar, o time do DF foi o último colocado três vezes e o penúltimo uma.
Já na temporada atual, a equipe tem a segunda pior defesa e o segundo pior ataque da competição. Além disso, o que chama a atenção nessa campanha são as longas sequências sem vencer.
A última vez que o Brasília venceu foi no dia 24 de janeiro, há 70 dias. Depois disso, foram 11 derrotas seguidas. Antes desse jogo, o time também vinha de 11 resultados negativos em sequência, ou seja, nas últimas 23 partidas, apenas uma vitória.
Por Marcello Hendriks (texto) e Pedro Santana (foto)
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira