Capital vence Brasiliense e chega pela 1ª vez à final de Candangão

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Capital venceu o Brasiliense por 3 a 2, no Estádio JK, e se classificou, neste domingo (24), pela primeira vez em sua história, para a final do Candangão. Em dois jogos, o Tricolor chegou a duas vitórias ( 3 x 1, no Serejão e 3 a 2, no JK) e vai a sua primeira decisão que será contra o Ceilândia.

 Com a classificação, a equipe ainda garante participação na Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro Série D de 2025.

Melhor ataque, melhor defesa

O Capital se classificou após vencer o Brasiliense na semifinal, mas o bom rendimento vem desde a fase classificatória. A equipe terminou em primeiro lugar com 22 pontos, além de ter terminado como o melhor ataque e a melhor defesa.

Já o Brasiliense não vai à final do Candangão após oito anos.

A última vez que o Jacaré ficou de fora da decisão foi em 2016, quando foi eliminado para o Ceilândia após disputa por pênaltis. Para garantir a sua participação em algum campeonato nacional em 2025, a equipe precisa subir para a Série C.

Qual era o cenário antes do jogo?

Antes do apito inicial, o Brasiliense tinha que fazer três gols para se classificar para a final, visto que na partida de ida do confronto o Capital venceu por 3 a 1 .

Além dessa vantagem, a equipe Tricolor ainda tinha o empate no agregado ao seu favor, visto que fez melhor campanha do que o Jacaré na fase classificatória.

Chuva de gols

Já no jogo deste domingo, uma chuva de gols no primeiro tempo. Aos sete minutos, Romarinho acertou cobrança de falta no ângulo esquerdo do goleiro Ravel para abrir o placar para o Capital.

Aos 18, Renan Luis e Maicon tabelaram pelo lado esquerdo do campo até o cruzamento do camisa seis que achou Deizinho dentro da área para ampliar o placar para dois a zero. 

A missão que já era difícil antes de começar a partida piorou, nesse momento o Brasiliense teria que fazer cinco para se classificar, o detalhe é que até então a equipe do Capital só havia sofrido quatro gols em todo o campeonato.

Esperança do Jacaré

Mas aos 24 minutos, o Jacaré conseguiu, João Santos acertou o ângulo esquerdo sem chances de defesa para o goleiro Luan Santos.

Mas o primeiro tempo ainda tinha mais para mostrar. Aos 35, Romarinho conduziu pelo lado esquerdo até achar Felipe Guedes entrando na área livre para cabecear e recolocar a vantagem de dois gols a frente para o Capital.

VAR em ação

Seis minutos depois, o autor do gol foi expulso após falta no camisa cinco Aldo, do Brasiliense. A decisão foi tomada depois da revisão do VAR. Com um a mais, o Jacaré cresceu no jogo mas não conseguiu diminuir antes do apito final.

Primeiro tempo: Capital 3 x 1 Brasiliense

Capital na final

Com um a mais e com a necessidade de fazer gols, a equipe do Brasiliense comandou o segundo tempo, foram oito finalizações a mais do que na primeira etapa, sendo cinco delas no alvo.

Enquanto o Capital finalizou menos, saiu de cinco para quatro. Porém, dentre esses chutes do Jacaré apenas um entrou, aos 37 minutos do segundo tempo, Caetano correu até a linha de fundo e tocou dentro da área onde achou Romário livre para diminuir a vantagem.

Do gol em diante, a equipe do Brasiliense continuava no comando, mas não conseguia passar do goleiro Luan Santos.

O tempo passava e o Estádio JK, que teve recorde de público (4236 presentes), começava a comemorar a sua classificação e a eliminação de seu rival com gritos de “ Eliminado”.  

Final de jogo: Capital 3 x 2 Brasiliense

Agregado final: Capital 6 x 3 Brasiliense 

Final do Candangão

A decisão do Candangão está definida. Ceilândia e Capital se enfrentam em dois jogos que serão disputados nos dias 31/03 e 06/04, ambos na Arena BRB Mané Garrincha. 

Por Marcello Hendriks (texto) e Filipe Fonseca ( fotos)

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress