A Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão organiza, de sexta-feira (2/12) a domingo (4/12), o 2º Encontro dos Angoleiros do Sertão na chácara Boaz do Lago Oeste. O evento tem participação gratuita.

O objetivo central é proporcionar um local de aprendizado da arte da capoeira de Angola, bem como dar maior visibilidade a um nicho da cultura popular brasileira que ainda é pouco conhecido.
Dentre os capoeiristas renomados que estarão presentes, o Mestre Claudio Costa, criador da escola, será o anfitrião e conduzirá as atividades.
A entidade reúne alunos espalhados pelo país e no exterior, com núcleos no Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Berlim (Alemanha) e Flórida (Estados Unidos), e o evento contará com mestres, contramestres, treinels e alunos de todas essas regiões.
Sob os ensinamentos do Mestre Claudio, de Feira de Santana (BA) os capoeiristas integram a comunidade da capoeira angola que se espalha pelo Brasil e pelo mundo há cerca de 30 anos.
O Encontro dos Angoleiros do Sertão acolhe os praticantes dessa arte e convida o público geral a conhecê-la, em uma verdadeira festa da cultura na capital.
Segundo o capoeirista Luiz Cláudio França, aprendiz do Mestre Claudio e organizador do encontro em Brasília, a importância deste trabalho cultural se manifesta pela variedade artística que será explorada ao longo do mesmo, como a capoeira dos Angoleiros do Sertão, o samba rural, as brincadeiras do quebra-pote e do Boi.
“Tudo isso vem para deixar ainda mais diversificado o cenário cultural de Brasília. A capoeira angola é de excelência, é raiz, e tem essa magia de agregar as pessoas, que vão poder brincar e vivenciar essa energia tão boa. O encontro permite que esse segmento tenha continuidade em diferentes partes do país.”
A programação durante os três dias é vasta e promove rodas de capoeira, oficinas, palestras, feira de artesanato e produtos orgânicos, espaço kids para os pequenos, exibição de documentários e shows de samba rural, reggae e forró pé de serra.
Devido à distância do local do evento e aos horários em que se iniciam as atividades, foi viabilizado um ambiente de acampamento, o que contribui para uma experiência de maior imersão e de interação com os presentes.

No geral, o encontro é gratuito e aberto ao público, mas há um investimento de R$ 180 que cobrirá alimentação, área de camping e inscrição para todas as oficinas, para aqueles que desejam ter a experiência completa.
A inscrição pode ser feita pelo site https://temmesaeventos.wixsite.com/angoleirosdosertao.
Luiz Claudio, mais conhecido como Minhoca dentre os membros da Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão, destaca ainda a própria jornada e a busca pelo aprendizado deste ramo da cultura popular no recôncavo baiano.
“Através dos ensinamentos do Mestre Claudio Costa, na Bahia, eu repasso essa cultura ancestral e replico os saberes do Nordeste aqui em Brasília. Eu trabalho com a descentralização, levando grandes eventos para dentro das periferias”.
Ele considera a capoeira angola a primeira que foi desenvolvida dentro do território brasileiro, nos canaviais, vinda com os trabalhadores escravizados da África para o Brasil.
“Ela agrega valores morais e éticos para dentro das comunidades. É transformadora, verdadeira e autêntica”, conclui o capoeirista.
Confira a programação completa do 2º Encontro dos Angoleiros do Sertão:
Sexta-feira (2/12):
8h – café da manhã na chácara Trilha do Calango
9:30h – passeio ecológico
12h – Almoço
14h – roda de conversa com mestre Claudio e todos os oficineiros do evento
15h – roda de abertura do evento na chácara Trilha do Calango
17h – retorno para a chácara Boaz, local do evento
19h – Jantar
20h – show reggae com a banda Vibração do Cerrado
Apresentação cultural
22h – encerramento do dia
Sábado (3/12):
6h – café da manhã
Oficinas matutinas:
7h – CM tico – SP
8h – CM Xande – SP
9h – CM Molejo – SP
10h – Treinel Onirê – SP
11h – oficina de samba rural mestre Claudio Costa – BA.
12h – Almoço
Oficinas vespertinas:
14h- Treineis Hulluca-BA
15h- CM Orikerê – BA
16h- CM Blanca – SP
17h- roda de conversa sobre a formação da bateria da Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão/ roda de capoeira com mestre Claudio Costa -BA
19h- jantar
20:30- Exibição de dois documentários sobre a escola de capoeira Angoleiros do Sertão
Apresentação cultural
22h- encerramento do dia
Domingo (4/12):
8h- Café da manhã
10h- oficina mestre Claudio Costa/ roda de encerramento / samba rural
12h- encerramento do evento
SERVIÇO
II ENCONTRO DOS ANGOLEIROS DO SERTÃO BRASÍLIA
De sexta-feira (2/12) a domingo (4/12), a partir das 8h, na Chácara Boaz – Lago Oeste, rua 2, número 26. Inscrições pelo site https://temmesaeventos.wixsite.com/angoleirosdosertao
Por Giovanna dos Santos
Fotos: Divulgação