O Ceilândia voltou a empatar com o Caxias em 0x0 na tarde deste sábado (19) no Abadiao, assim como no jogo de ida no Rio Grande do Sul, e deu adeus à Série D após uma derrota na disputa de pênaltis por 7×6. Com o revés, se encerra o sonho do Gato Negro da promoção para a terceira divisão na próxima temporada e a equipe ceilandense nao disputou nenhuma divisão nacional em 2024, deixando o DF com apenas duas equipes em competições nacionais.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/08/IMG-20230819-WA0098-1024x683.jpg)
Sem gols novamente
O primeiro tempo foi bastante morno no Abadião. Com o perigo de um gol eliminatório ameaçando os dois adversários, as equipes arriscaram pouco e o jogo ficou bastante físico.
Para tentar furar a defesa gaúcha, o time da casa abusou de lançamentos diretos do goleiro Matheus Silva para Romarinho na ponta esquerda, com pouca efetividade.
A grande chance da primeira etapa veio com a equipe visitante. Galvan recebeu pela ponta direita e passou pela defesa candanga com jogada plástica.
O ponta cruzou rasteiro procurando o atacante Eron, que dominou tirando dos zagueiros e chutou cruzado, assustando a torcida presente, mas a bola passou ao lado da trave.
O segundo tempo viu as equipes arriscarem um pouco mais, e o Ceilândia até abriu o placar com o capitão Pedro Bambu em chute dentro da área, mas foi assinalado impedimento na jogada.
O Caxias buscou vencer a defesa ceilandense em contra-ataques, mas os zagueiros do time da casa os paravam sempre que possível, mesmo que com faltas. Isso fez com que 3 dos 4 defensores do Galo Preto fossem amarelados.
Apesar de mais emoção, a segunda etapa terminou mais uma vez em 0x0 e o jogo foi aos pênaltis.
Derrota dura nas penalidades
A disputa de pênaltis viu as equipes converterem as suas duas primeiras cobranças até que o zagueiro Euller acertou o travessão e desperdiçou a primeira para o Ceilândia.
Em seguida, o atacante Marcão também acertou a trave para o Caxias, mas o árbitro considerou que a bola quicou após a linha e validou o gol gaúcho. As equipes seguiram acertando até que na quinta cobrança dos visitantes o goleiro Matheus Silva defendeu com os pés para manter vivo o Gato Preto.
Ceilândia e Caxias acertaram suas primeiras duas cobranças alternadas até que o chute do zagueiro ceilandense Uesles foi defendido por Fabian Volpi, com a possibilidade de fechar o confronto, o zagueiro da equipe gaúcha Fernando bateu com calma e colocou o Caxias entre os 8 melhores da quarta divisão, a um passo do acesso.
Ficha Técnica:
Ceilândia x Caxias
Estádio Abadião – Ceilândia , DF
Brasileirão Série D – Oitavas de Final
Gols:
Ceilândia: Matheus Silva; Paulinho, Euller, Uesles, Danillo; Lagoa, Pedro Bambu, Cleyton; Clemente (Bahia), Barcos (Iago), Romarinho (Elbinho)
Técnico: Adelson de Almeida
Caxias: Fabian Volpi; Adriel, Fernando, Ricardo Lima, Jonathan (Peu); Marlon (Marcão), Pedro Cuiabá (Moacir), David Lustosa (Emerson Martins); Galvan, Eron, Vitor Feijão (Joãozinho)
Técnico: Gerson Gusmão
Por Henrique Sucena
Fotos de Pedro Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira