Cello Dante, o músico que já foi bombeiro, lança álbum com canções autorais

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Com o violão nas mãos, o cantor e compositor brasiliense Cello Dante, de 45 anos, coleciona inspirações e histórias de vida que podem surpreender quem o vê ao microfone.

O artista, que já foi bombeiro militar, tem formação em música popular e erudita, e hoje se dedica integralmente ao ofício que se sente vocacionado há mais de duas décadas. Mesmo quando ainda vestia a farda.

Dentro do seu fazer poético, lançou o álbum Vórtice (lado A), que está já disponível nas plataformas fonográficas de forma gratuita.

Confira página do artista

Ouça as música do álbum

Mesclas

O álbum tem  oito faixas: “Raiando a Terra”, “Um Montão de Estrelas”, “Quando as luzes acendem”, “A Fortaleza”, “Planalto Central”, “Pessoas (Tautologia)”, “Meu Caminho” e “O Discurso”.

Ele mescla gêneros musicais como o rock, folk, eletrônico e world music.  O artista explica que o álbum constitui-se como uma obra conceitual com composições que remetem a reflexões.

Confira entrevista com o músico

Obra em continuação

O álbum terá ainda lado B, que está já na fase de conclusão. “É um disco sensível. As letras abordam emoções profundas do ser humano, como o amor, a solidão, o preconceito, o medo e a finitude da vida”, diz o músico.

O artista conta ainda que teve referências como Clube da Esquina, Scalene, Los Hermanos, dentre outros.  As composições também falam por si só e contam com temas específicos. Como “Raiando a Terra”.

“Imagina que você é um astronauta e está vendo a Terra nascer do chão da Lua. O poder de concisão dessa imagem. Toda a história da humanidade, suas obras, suas dores, a matéria de tudo o que já existiu neste planeta, está tudo ali, nessa bola a girar pelo espaço. Esse é o tema base de “”Raiando a Terra””, mas cada música tem um propósito e uma temática”, explica.

Participam do disco os músicos de Brasília Ademir Junior (sax), Marquinhos dos Santos (baterista, Akhihuna), Felipe Togawa (teclado, “A Engrenagem”), Renato Alves (baixo), Vini Pires (guitarra) e Ricardo Ponte (baixo, guitarra). Cello assume a voz e violão. A produção é do vencedor do Grammy Latino, Ricardo Ponte.

Formação popular e erudita

Em 2021, Cello Dante lançou “A Sombra e a Flor, uma viagem musical”; uma história baseada em arquétipos Junguianos. Em 2025, lança Vórtice, obra também conceitual que em breve terá o Lado B disponível.

Links do álbum Vórtice: 

Apple Music
https://music.apple.com/br/album/v%C3%B3rtice-lado-a/1782445975

Deezer

https://deezer.page.link/RpwczBGHSooxvK2fA

Youtube Music

Por Ayumi Watanabe

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress