
O Cerrado Basquete foi derrotado pelo 123 Minas na noite desta quinta-feira (17) pelo placar de 112-102 no Ginásio da ASCEB em Brasília. O confronto se mostrou dramático até o fim e acabou com uma vitória mineira na prorrogação após empate heroico dos donos da casa no último segundo do tempo regulamentar.
A equipe do técnico norte-americano Quentin Hillsman, conhecido como Coach Q, teve como grandes destaques os também americanos Keyron Sheard, com 32 pontos, e AJ Harris, com 28. Pela equipe visitante o grande destaque foi o ala Shaquille Johnson Sr, que com 24 pontos e 9 rebotes impulsionou sua equipe para a vitória.

Primeiro Tempo
O primeiro quarto começou com os visitantes abrindo uma vantagem de quase dez pontos. Após os brasilienses encostarem no placar, os atletas Renan, do Minas, e AJ Harris, do Cerrado, se envolveram em uma briga e que teve que ser contida por companheiros e técnicos.
Os árbitros decidiram que o Cerrado teria direito a um lance livre enquanto os mineiros tiveram direito a quatro, convertendo todos.
Os donos da casa não se deixaram abalar e a torcida presente no ginásio da Asceb empurrou a equipe até a virada faltando 23 segundos para acabar o período, que terminou com vantagem de 21-20.
O segundo quarto foi de domínio do Cerrado, que chegou a abrir 11 pontos. Os 23 pontos combinados entre os norte-americanos Harris e Sheard, metade dos pontos totais do time, foram essenciais para os brasilienses chegarem ao intervalo com vitória parcial por 46-40.
Homenagens
Durante o intervalo o Cerrado Basquete homenageou suas atletas das equipes femininas convidando jogadoras de todas as categorias para entrarem em quadra ao som dos aplausos da torcida.
A partida marcou também a estreia do novo mascote da equipe, Baru. O novo mascote, com aparência de árvore e nomeado em homenagem a uma tradicional castanha do cerrado brasiliense, manteve a torcida presente no ginásio empolgada ao longo da noite.

Segundo Tempo
As equipes voltaram do intervalo no mesmo ritmo que o primeiro tempo se encerrou. O Minas, porém, foi crescendo e conseguiu empatar a partida com 4 minutos restando após sequência ruim dos donos da casa.
A equipe de Coach Q conseguiu superar o momento ruim e, com uma cesta de Harris no último lance para o delírio do ginásio, foi para o último período vencendo por 76-70.
A etapa final do duelo com grande equilíbrio técnico entre as equipes. O placar se manteve próximo até que os mineiros abriram três de vantagem no minuto final. Um arremesso para três pontos de Keyron Sheard chegou a empatar o confronto, mas os visitantes voltaram a abrir dois pontos e uma nova tentativa de arremesso, dessa vez ruim, de Sheard complicou a vida dos brasilienses.
Com apenas um segundo faltando e perdendo por 94-97, Sheard sofre falta de seu marcador e ganha a oportunidade de cobrar três lances livres para empatar a partida. O ala norte-americano converteu todos e incendiou a torcida no ginásio da ASCEB. Os mineiros chegaram a fazer mais dois pontos em arremesso de Johnson Sr. mas o cronômetro já havia se encerrado e o jogo foi para a prorrogação.

Prorrogação
Na etapa complementar, ao contrário do resto do jogo, se viu um domínio da equipe mineira. O Minas se aproveitou de um Cerrado cansado e venceu o período por 15-5 para garantir a vitória pelo placar final de 112-102.
Próximos confrontos
O Cerrado agora se prepara para o clássico contra o Brasília Basquete, novamente na ASCEB, no próximo sábado (26). O Minas também continua na capital para enfrentar o Brasília, mas sua partida será neste sábado (19) no Ginásio do Comando Militar do Planalto, no SMU.
O Minas chega com a vitória ao 7o lugar na competição enquanto o Cerrado se mantém na penúltima colocação com apenas uma vitória em sete jogos, chegando a sua quinta derrota consecutiva.
Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira