CEUB é finalista em 7 categorias do principal congresso de comunicação do país

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Sete trabalhos do curso de jornalismo do Centro Universitário de Brasília (CEUB) foram selecionados como finalistas do principal congresso de comunicação do país, o Intercom. Os trabalhos, produzidos em 2021, estão expostos inicialmente na Expocom Centro-Oeste.

Foram selecionados como finalistas trabalhos nas categorias “Agência de Notícias”, “reportagem multimídia”, “documentário em vídeo”, “livro-reportagem”, “documentário em áudio”, “edição de livro” e “fotografia”.

Na categoria da Agência de Notícias, foi selecionado o especial “Tão cedo, um turbilhão”, com uma série de quatro reportagens sobre saúde mental de crianças em meio à pandemia. O trabalho vai ser apresentado por uma das repórteres, a aluna Malu Souza.

Foi selecionado na categoria de livro-reportagem o especial feito para a coleção Esquina, o jornal laboratório do curso, com o título “A dor do outro”, também registrando profundas desigualdades dos nossos tempos. Uma das alunas que atuou como estudante-editora, Ellen Travassos, apresenta o trabalho para a comissão julgadora:

A reportagem para internet selecionada foi um especial sobre “direitos negados” em diferentes áreas, como habitação, saúde e cidadania. O trabalho é representado pelo estudante Arthur Ribeiro.

O documentário em vídeo “Em risco”, da estudante Brenna Farias, traz bastidores dos ataques recentes à imprensa.

Assista a apresentação:

Como trabalho transdisciplinar, o Esquina também foi escolhido na categoria de “edição de livro”, por ocasião do centenário do educador Paulo Freire. O livro tem o título de “A hora da aula” e trata também sobre os desafios da educação em dias de pandemia. O trabalho é apresentado pela estudante-editora, Marina Sabino.

O “documentário em rádio” tratou de uma denúncia muito séria: criminosos vendem um produto que promete curar o autismo. As alunas Geovanna Bispo e Evellyn Lucheta produziram o material.

O evento também incluiu como finalista uma série de fotografias produzidas pelo estudante João Canizares a respeito de manifestação indígena na Praça dos Três Poderes, durante a votação do Marco Temporal. Confira:

 

Alunos enviaram vídeos defendendo o trabalho para a comissão julgadora. O Intercom Centro-Oeste ainda é realizado neste ano no formato virtual.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress