Em duelo com duas prorrogações, o Cerrado Basquete foi derrotado pelo Caxias pelo placar de 83 a 77, nesta quinta-feira (09/11), em duelo válido pelo Novo Basquete Brasil (NBB), no ginásio da ASCEB, e segue com somente uma vitória na competição.
O destaque da partida foi Wesley Sena, o pivô da equipe gaúcha fez um duplo-duplo com 22 pontos e 11 rebotes no jogo.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/11/WhatsApp-Image-2023-11-10-at-10.17.05-1024x683.jpeg)
Em entrevista à agência de notícias do Ceub, o cestinha da partida comentou sobre o fervoroso duelo contra o Cerrado:
Retrospecto dos times
O Cerrado Basquete entrou em quadra embalado, pois havia vencido o União Corinthians na rodada anterior. Caso vencessem contra o Caxias, poderia assumir a 11º colocação. A equipe do DF tem somente uma vitória em cinco jogos na temporada.
O Caxias do Sul, por sua vez, foi derrotado pelo Vasco da Gama na rodada passada e ocupava a 16º colocação antes do jogo contra o Cerrado. Com a vitória fora de casa, os gaúchos passam a ocupar a 12º, com duas vitórias e duas derrotas na temporada.
Tudo igual no primeiro quarto
O primeiro quarto do jogo deu o tom para o restante da partida. Uma partida acirrada do início ao fim, no lado mandante, o destaque foi o pivô Gillard – que havia se lesionado na partida anterior-, o norte americano foi o responsável por converter os 8 primeiros pontos para o Cerrado no jogo. Os cerradistas se defendiam bem e conseguiam impedir os ataques no garrafão, então a alternativa encontrada pelo Caxias, na maior parte do tempo, foi o arremesso nas bolas de três pontos.
Na primeira parte do jogo, o placar ficou igual, 19 a 19.
Disputa física, dura e individual
Durante o tempo normal e prorrogação, foram cometidas 50 faltas. Esse abundante número de infrações se deu em decorrência da estratégia dos técnicos em explorar mais o garrafão e buscar o contato a qualquer custo.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/11/WhatsApp-Image-2023-11-10-at-10.17.12-1-1024x683.jpeg)
O cerrado conseguiu aproveitar melhor essa intensa disputa e fechou o segundo quarto do jogo com 7 pontos de vantagem. O placar de 36 a 29 deixou os mandantes confortáveis para a segunda parte do jogo.
Diferentes adversários, mesmos problemas
O segundo tempo nas partidas tem sido um problema para o Cerrado Basquete, a equipe encontra muita dificuldade de manter o nível na volta do intervalo. No jogo contra o Caxias, isso ficou ainda mais nítido, os donos da casa não jogaram bem e foram derrotados no terceiro e último quarto. Nessa última parte do jogo, o Cerrado chegou a abrir 11 pontos de vantagem, mas viu o adversário encostar no placar e levar o jogo para a prorrogação.
O coletivo vence jogo
Apesar do protagonismo do pivô Sena por ter sido o cestinha da partida, a vitória merece ser celebrada por toda a equipe. Além dele, Kenny Dawkins e Diego também foram muito importantes para a equipe gaúcha. O norte-americano anotou um duplo-duplo, foram 11 pontos e 11 assistências. O ala-pivô também foi bem na partida e responsável por 15 pontos e 10 rebotes.
No segundo tempo da prorrogação, Kenny Dawkins foi o principal destaque, o norte-americano marcou 8 dos 11 pontos da equipe.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/11/MG_2567-1024x683.jpg)
Próximos jogos
O Cerrado Basquete viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar Flamengo, Vasco e Botafogo, respectivamente. O confronto contra os cariocas acontecerá nos dias 13, 15 e 18 de novembro.
O Caxias do Sul fica no Distrito Federal para enfrentar o Brasília Basquete neste sábado (11/11), às 19h, no Ginásio Nilson Nelson.
Leia mais sobre o Cerrado Basquete nesta temporada
Por Pedro Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira