Com atuação de destaque de Cristiane, Santos goleia o Real Brasília na Capital Federal

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Em partida realizada neste domingo (19), a equipe feminina do Santos derrotou as meninas do Real Brasília. O jogo foi válido pela 4ª rodada do campeonato feminino de futebol e teve como palco o Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, popularmente apelidado como “Defelê”. Apesar de ter jogado em seus domínios, as Leoas do Planalto não foram páreas para o esquadrão santista, que demonstrou eficiência no ataque e capacidade tática para se defender bem.

Apesar de construir boas jogadas no meio de campo pelos pés de Gaby Soares e Karla Alves, e conseguir ofertar perigo nas chegadas ao ataque, a equipe do Real Brasília não conseguia espelhar a eficiência do esquadrão paulista na frente do gol, tanto que, em direção ao gol, foram apenas 4 finalizações. 

Mesmo que até tenham conseguido marcar um gol (posteriormente anulado), as Leoas, com muitos falhas na marcação e na saída de bola, acabaram não resistindo aos grandes nomes do ataque adversário, com destaque para Cristiane, que marcou dois gols e desempenhou papel fundamental na organização das Sereias através de suas descidas do ataque, em direção ao meio campo. Além disso, também demonstrou solidez na parte de trás com a proposta do técnico Kleiton Lima, que optou por jogar com uma linha de 5 quando em transição defensiva. 

Atletas de Santos e Real Brasília em disputa pela bola;
Foto: Pedro Santana

No princípio, equilíbrio 

Apesar do natural favoritismo paulista por conta de seu elenco, a equipe do Real Brasília começou o jogo demonstrando que queria levar os três pontos para casa. Com muita disputa no meio de campo, as chances para ambos os lados, de início, não vinham em abundância. 

Porém, logo aos 5 minutos de jogo, Gaby Soares, enquanto arrancava em direção ao gol, sofreu falta perto da área adversária e conquistou a primeira oportunidade para o Real Brasília. Posicionada, a própria cobrou a falta com perigo para boa defesa da goleira Camila.

Aos 7′, o Santos chegou ao ataque pela primeira vez. Lançada na ponta direita, Ketlen partiu em velocidade pela ponta direita e cruzou para a área. No pivô, Cristiane conseguiu dominar de costas dentro da área, e, de calcanhar, marcou um belíssimo gol para abrir o placar. 

Querendo o empate, a equipe da capital se mantinha firme. Aos 21′, após cruzamento de Dani Silva pelo lado direito da defesa santista, Nenê dividiu com a defesa da equipe paulista e levou perigo ao gol adversário, mas sem sucesso. 

Aos 24’, Brena retoma a posse da bola no círculo central e lança Ketlen ao ataque. A camisa 7 santista, então, faz o domínio e parte sozinha em direção ao gol para marcar o que seria o segundo gol das sereias, mas foi flagrada em posição irregular no ataque. 

Seis minutos mais tarde, após falta sofrida por Cristiane na beira lateral da área do Real Brasília, Bia Menezes coloca a bola na cabeça de Ketlen, que aproveita o vacilo da defesa adversária para subir sozinha e ampliar o placar: 2×0.

Ainda sem mostrar sinais de abatimento, as Leoas do Planalto faziam o que podiam para propor seu estilo de jogo. No pé de ferro, Petra tomou a bola de Brena no meio de campo e lançou Gaby Soares. No mano a mano, a atacante das leoas ajeitou e cruzou para o meio da área em direção a Dani Silva. Mesmo sem muito espaço, Dani dominou e bateu rapidamente em direção ao gol, mas foi parada pela goleira Camila. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_7757-1024x683.jpg
Atletas de Santos e Real Brasília em ação durante a partida;
Foto: Pedro Santana

O canto das sereias

Da mesma maneira em que se apresentava o primeiro tempo, a partida retornou para a etapa final da mesma forma: muita disputa pela bola e chances para ambos os lados. Aos 5’, o Real Brasília chegava ao ataque mais uma vez. Avançando pelo lado esquerdo, Nenê chegou à linha de fundo antes de cruzar em direção à área. Apesar de o cruzamento ter sido travado, Dani Silva apareceu sozinha para pegar a sobra, mas impedida pela goleira Santista.

Porém, o mérito vindouro da eficiência dos visitantes em algum momento, inevitavelmente, chegaria. No lance seguinte, Thaisinha arrancou pelo flanco esquerdo em contra-ataque. Habilidosa, a atacante passou por 4 marcadoras antes de passar para Cristiane. Na entrada da área, a camisa 11 santista, ao tentar se livrar da marcação, foi derrubada: falta perigosa para as sereias. 

Oportunista, Katlen aproveitou a sobra da bola, que bateu na barreira do Real Brasília após a cobrança, para fazer o seu segundo gol na partida e o terceiro da equipe paulista. 

Enquanto o domínio santista crescia, a equipe brasiliense já não chegava mais com tanto perigo como no primeiro tempo, tendo sentido bastante o terceiro gol adversário. 

Aos 25’, Laine sofreu falta à esquerda do gol do Santos. Na cobrança, Sassá, em sua primeira participação na partida, bateu colocado por cima da barreira, obrigando Camila a fazer mais uma defesa. 

Aos 34 minutos, Dida sai jogando errado e entrega a bola nos pés de Cristiane. Rapidamente, a craque santista domina e bate colocado de perna esquerda no ângulo da infeliz goleira adversária para marcar um golaço e dar números finais à partida no estádio Defelê: 4×0 para o Santos. 

À medida em que o relógio andava e a partida já se aproximava do fim, as meninas do Real aumentavam a pressão na marcação e se esforçavam para aumentar a frequência no campo ofensivo, mas a contínua solidez defensiva adversária somada a segura atuação da goleira Camila não permitiram qualquer outro cenário, senão a derrota das donas da casa. 

Jogadoras do Santos comemorando o gol marcado por Cristiane junto à ela;
Foto: Pedro Santana

Próximos compromissos

Agora, a equipe do Real Brasília viajará a Minas Gerais para enfrentar o Atlético Mineiro, pela 5ª rodada do brasileirão, enquanto a equipe do Santos fará, em sua casa, o clássico contra o Palmeiras, também pelo Campeonato Brasileiro. 

Ficha técnica: Brasileirão Feminino Neoenergia 2023 – 4ª rodada

Real Brasília x Santos 

19/03/2023 – Estádio Defelê – Brasília/DF

Público: 117 pessoas

Renda: R$ 825,00

Gols: Cristiane (2x) e Ketlen (2x)

Real Brasília feminino: ; Dida; Laine, Rafa Soares, Isabela Melo e Júlia Cipriani; Petra Cabrera, Lady Andrade e Karla Alves; Gaby Soares, Nenê e Dani Silva

Técnico: Gerson Ramos

Santos feminino: Camila; Bia Menezes, Kaká, Reina Bonta e Gi Fernandes; Brena, Thaisinha e Ana Carla; Ketlen, Cristiane e T. Maranhão. 

Técnico: Kleiton Lima

Por Gabriel Botelho

Com a supervisão de Luiz Cláudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress