A Seleção brasileira venceu a Guatemala, por 3 a 1, pela Copa das Nações de Futsal, sediada em Brasília e realizada na Arena BRB Nilson Nelson.
Os gols do Brasil foram marcados por Fabinho, Marcel e Cléber. Já o gol solitário dos Guatemaltecos foi marcado pelo camisa 4 Fernando Dardón.
Com o placar por 3 a 1 se repetindo, a seleção Canarinho se classificou para a próxima fase da competição, já os guatemaltecos precisam vencer a Polônia para tentar a classificação.

Canarinho na frente
Com a torcida agitada no Nilson Nelson, o Brasil teve um início intenso. Logo aos 42 segundos, o camisa 6 do Brasil, Fabinho, abriu o placar com um chute forte de fora da área.
Após o gol, o Brasil controlava a partida, mas o time guatemalteco levava perigo quando tinha a posse. A seleção brasileira continuou pressionando a equipe da Guatemala, mas parou duas vezes no goleiro José Eduardo.
A defesa dos Guatemaltecos estava segurando o time brasileiro, mas, no final do primeiro tempo, o Brasil passou perto de encontrar o segundo gol do jogo após uma bola cruzada na segunda trave pelo camisa 15 Marcelo. O camisa 7 Cleber tocou na bola, mas ela parou no goleiro.
O Brasil parou mais uma vez na defesa guatemalteca e o placar se manteve em 1 a 0. Dessa maneira, o primeiro tempo finalizou.
Apesar da vantagem, a torcida esteve insatisfeita
No intervalo, o embaixador do Movimento Verde e Amarelo André falou um pouco sobre a partida e a torcida.
“A ideia do movimento verde amarelo é acompanhar o Brasil em todos os lugares em todas as modalidades, não só no futebol, mas aqui também no futsal, a torcida muda o jogo, então essa é a nossa função em qualquer modalidade. Qualquer esporte e em qualquer lugar do mundo”.
“Está um jogo morno, parece um amistoso mas tá bom, tá bom enquanto a gente tá ganhando, eu acredito que o coração vai dar uma esquentada no segundo tempo e vamos pra cima porque jogando em casa, a única seleção hexacampeã de futsal do mundo tem que golear”.

Classificação garantida
A seleção brasileira voltou para o segundo tempo com alta intensidade. Logo aos três minutos, Fabinho fez o passe para o camisa 11 Marcel, que finalizou de primeira e ampliou o resultado.
Mesmo com a desvantagem no placar, a Guatemala não se abalou. No lance seguinte, após uma jogada trabalhada, Fernando Dardón tirou tinta da trave brasileira com um chute.
O volume e a pressão dos guatemaltecos continuou alto, com isso, depois de uma finalização bloqueada do goleiro brasileiro Nicolas, o número 4, Nelson García ficou com o gol livre para apenas empurrar a bola e diminuir a diferença.
Mesmo depois de sofrerem o gol, os brasileiros não perderam a concentração e em uma troca de passes na quadra de ataque, Matheus Rodrigues encontrou o ala Cleber, que fez um golaço de fora da área.
A seleção brasileira manteve seu ritmo de jogo até o final. Faltando dois minutos para acabar a partida, Marcelo armou o contra-ataque com Lucão, que fez o passe para o pivô Pito livre dentro da área guatemalteca e tentou a finalização de letra, mas parou na trave. O jogo foi finalizado com o placar de 3 a 1.
Próximos confrontos
A seleção brasileira irá enfrentar o segundo colocado do Grupo B, que será decidido entre França x Paraguai, nesta sexta-feira (19/9), às 20h15. Já a seleção Guatemalteca irá enfrentar a Polônia, também na sexta (19), às 18h, para tentar a classificação às semifinais da competição.
Por Eduardo Tavares e Hugo Monteiro
Fotos: Diller Abreu/@dillerfotos
Supervisionado por Luiz Claudio Ferreira