A seleção da França venceu a Costa Rica, por 5 x 4, em sua estreia pela Copa das Nações de Futsal. Com a vitória, os franceses se classificaram para a próxima fase da competição, visto que os costa-riquenhos também foram derrotados no primeiro jogo, contra o Paraguai, e estão eliminados do torneio.
A França enfrenta a seleção paraguaia nesta sexta-feira (19/9), às 20h15, na decisão pela primeira colocação do Grupo B. O campeonato é realizado na Arena BRB Nilson Nelson e termina no próximo domingo (21/9). Os ingressos foram disponibilizados gratuitamente à torcida.

Domínio francês
Logo no início do jogo, após erro na saída de bola da seleção costa-riquenha, o camisa 11 da França, Mouhoudine Souhell, recuperou a bola e deixou Mohammed Abdessamad na cara do gol. O camisa 10 não perdoou e abriu o placar.
Mesmo após o gol, os franceses não baixaram o ritmo e continuaram pressionando os paraguaios. Com uma marcação forte, os europeus recuperavam a posse de bola rapidamente.
Essa pressão, junto com o ritmo de jogo intenso, resultou em mais um gol dos franceses. Dessa vez, a jogada começou na quadra defensiva da França após Toure Mamadou conduzir a bola até o ataque e tocar para Saadaqui Ayoub, que cruzou a bola para Mouhoudine Souhell finalizar e aumentar o placar.
Já no final do primeiro período, Lutin Nelson sofreu uma falta na entrada da área e o treinador Reynaud Raphael pediu tempo técnico para elaborar uma uma jogada ensaiada. O camisa 10 Mohammed Abdessamad cobrou o tiro dando um passe para Mouhoudine Souhell, que marcou seu segundo gol no jogo e o terceiro da França. Assim, o primeiro tempo acabou com vitória parcial da França.

Emoção até o final
O 3 a 0 no placar não tirou a vontade dos franceses de aumentar a vantagem. O segundo tempo continuou com o domínio francês.
Após um erro de ataque dos costa-riquenhos, Toure Mamadou recuperou a bola e armou um contra ataque perigoso para os europeus, passou para Mouhoudine Souhell, que deixou Mohammed com o gol livre para apenas empurrar.
Como diz o ditado popular, “quem não faz leva”, e foi a vez da seleção caribenha marcar. Edwin Porras roubou a bola na quadra de defesa e ligou o camisa 2, Gilberth Solano, que finalizou no canto do goleiro francês e diminuiu o placar.
O gol aumentou a motivação da Costa Rica, que continuou pressionando. Após um lateral cobrado na quadra de ataque, Gehringer fez o pivô, finalizou cruzado, mas a bola desviou no goleiro e no meio do caminho encontrou Lutin, que colocou contra o próprio patrimônio.
Depois de sofrer o segundo gol, o técnico Reynaud Raphael pediu tempo para organizar o time. A seleção francesa retomou a pressão e o domínio da partida. Em uma falta sofrida por Amine Gueddoura, a jogada ensaiada voltou a aparecer. Mohammed Abdessamad cobrou para Saadaqui Ayoub afundar a rede dos costa-riquenhos.
A Costa Rica continuou em busca do empate e em uma jogada trabalhada pela equipe, o goleiro Cesar Rosalez fez um lançamento da sua área para Carlos, que pegou a bola ainda no ar e diminuiu o placar com um golaço.
Os franceses não deixaram barato, dois minutos após sofrerem o gol, o capitão Mouhoudine Souhell encontrou Mohammed Abdessamad na marca do pênalti, que rolou para o camisa 11 fazer seu terceiro gol na partida.
Nos últimos instantes do jogo os caribenhos voltaram a pressionar, com isso, após um erro de passe de Saadaqui Ayoub, Edwin Porras, o camisa 10, recuperou a bola e saiu cara a cara com o goleiro para apenas tirar do francês e empurrar para o gol. Mesmo com a sobrevida costa-riquenha, a partida foi finalizada em 5 x 4 para os franceses.
Próximos confrontos
A seleção francesa enfrenta o Paraguai, nesta sexta-feira (19/9), no Ginásio Nilson Nelson, às 20h15. Com a derrota, a seleção da Costa Rica foi eliminada e se despede da competição. Os ingressos da Copa das Nações de Futsal foram disponibilizados gratuitamente pela entidade do evento, algumas datas ainda não foram esgotadas.
Por Diller Abreu, Eduardo Tavares e Felipe Morais
Fotos: Lucas Alarcão/@lucasf0tos
Supervisionado por Luiz Claudio Ferreira