A seleção da Polônia contou com a sorte para se classificar às semis da Copa das Nações de Futsal. Os europeus empataram com a Guatemala, por 2 a 2, na partida válida pela segunda e última rodada da fase de grupos da competição.
Os poloneses se classificaram na moeda após as equipes se igualarem em todos os critérios de desempate.
As semifinais e a partida para definir o 5º e o 6º colocados da competição, serão disputadas neste sábado (20/9). Os jogos começam às 17h, já a partida pela 5ª colocação será às 10h.

Goleiros brilham
Logo nos primeiros minutos de partida, a seleção polonesa começou pressionando. O camisa quatro, Skiepa, carimbou a trave esquerda após belo pivô.
Apesar do bom início, os poloneses também tinham dificuldades em marcar as transições ofensivas da Guatemala.
A primeira etapa foi marcada pelo brilho dos goleiros, José Reyes para a Guatemala e Krysiu para a Polônia fecharam o gol e não foram vazados.
Em 20 minutos bem equilibrados, o zero não saiu do placar e tudo ficaria para a segunda metade do confronto.

Decisão na moeda
No segundo tempo, após uma boa troca de passes, a Polônia conseguiu abrir o placar com 10 minutos restantes de partida, com o passe do camisa seis, Kania, e a finalização do camisa dez, Leszczu, os poloneses furaram a marcação guatemalteca.
Logo após o gol polonês, a Guatemala voltou ao jogo e empatou a partida, com um chute de fora da área do camisa oito Patrick Ruiz, a bola desviou no camisa cinco, Jenner Paniagua, e morreu no fundo das redes.
Depois do gol sofrido, a equipe polonesa se abalou , e no lance seguinte, após erro na saída de bola o Guatemala aproveitou.
Román Alvarado cobrou rapidamente o lateral e serviu Wanderley Ruiz que, de cara para o perigo, só empurrou. Entretanto, o árbitro viu irregularidade no lance, e deu reversão, anulando o gol guatemalteco causando revolta nos atletas.
A Guatemala continuou pressionando após o gol anulado, e a seleção polonesa claramente abalada acabou sofrendo um contra-ataque, e após um passe do camisa 7, Román Alvarado, para o camisa 6, Luisergio García, os guatemaltecas conseguiram marcar o segundo gol e virararam a partida.
A três minutos para o fim, a Polônia apostava todas suas fichas e necessitava do gol de empate para sonhar com a classificação.
Com um goleiro linha em campo, a seleção polonesa foi com tudo para o ataque, e após uma boa troca de passes, o camisa 14, Pan Marek, ficou com a sobra e empatou novamente a partida.
Após o jogo terminar empatado com as duas seleções terminando a competição com todos os critérios de desempate iguais, a classificação foi definida no sorteio.
Próximos confrontos
A seleção Guatemalteca irá enfrentar a seleção costarriquenha na disputa de 5º e 6º colocado neste Sábado (20/9) às 10h, e a seleção polonesa enfrentará o vencedor de França x Paraguai, pela semifinal da competição, também no Sábado (20) às 17h30.
Por Rafael Lins e Hugo Monteiro
Fotos: Felipe Morais
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira