A final da Copa do Mundo de 2022 acontece no próximo domingo (18). O confronto será entre Argentina e França. Os argentinos chegam para o duelo após vencerem Austrália, Holanda e Croácia na fase final. Já os europeus venceram Polônia, Inglaterra e Marrocos, respectivamente.
Saiba como foi a vitória da França
Argentina e França se enfrentaram em 2018, na Copa do Mundo, um jogo que terminou com sete gols, França 4×3 Argentina, e protagonizaram um dos melhores jogos daquela edição. Naquela ocasião, as seleções se enfrentaram pelas oitavas de final. O cenário em 2022 é outro, agora a disputa é pelo título da competição.
Como chega a Argentina
Na Copa do Mundo de 2022, a Argentina tem cinco vitórias em seis jogos, perdendo somente para a Arábia Saudita na estreia. Os argentinos balançaram as redes 12 vezes e sofreram seis gols. A Argentina conta com a estrela de Lionel Messi, que é o principal nome desse elenco. O atacante é o artilheiro do time com 5 gols e fez ótimos jogos nessa Copa. Outro destaque dessa seleção é o atacante Júlian Álvarez, o atacante divide a artilharia com quatro gols.
Os torcedores argentinos acreditam muito que podem conquistar a Copa do Mundo. Desde o início do mundial, os sul-americanos se apresentam em maioria nos jogos da Argentina, e com a classificação para a final, o número de torcedores promete ser ainda maior. Na última semana, os argentinos esgotaram em tempo recorde as passagens da companhia aérea Aerolíneas Argentinas para o Qatar para acompanharem a final.
Como chega a França
A França disputa sua segunda final de Copa do Mundo seguida, a atual campeã mundial tem números parecidos com o da Argentina, sofreu somente uma derrota para a Tunísia por 1×0, na fase de grupos. Em seis jogos, são 13 gols marcados e cinco sofridos.
Os franceses disputaram essa Copa com muitos desfalques importantes, Pogba, Kante, Benzema, Kimpembe e outros jogadores se lesionaram antes do início da competição e foram cortados pelo técnico Didier Deschamps.
Mesmo com todos esses desfalques, a França chega mais uma vez para a decisão da Copa do Mundo. O artilheiro Kylian Mbappé é um dos principais nomes dessa geração francesa, o atacante já soma cinco gols na copa e está empatado na artilharia da competição com o argentino Lionel Messi. Outra estrela francesa é Antoine Griezmann, jogador que faz mais uma excelente campanha na Copa do Mundo, repetindo o feito de 2018, quando foi eleito o 3º melhor jogador da competição naquele ano.
A final
O último capítulo da Copa do Mundo de 2022 será escrito por essas duas seleções. Além do reconhecimento esportivo, existe uma premiação de U$ 42 milhões, o equivalente a cerca de R$ 226 milhões na cotação atual. A Copa do Catar é o torneio mais bem pago pela FIFA em todas as edições de Copa do Mundo.
Por Pedro José Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira