Delegada diz que maior parte de violências contra mulheres são de pessoas próximas a elas; assista

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Delegada Ana Carolina Litran

A maior parte dos casos de violência contra mulheres tem como agressores homens que são ou eram próximos às vítimas. A constatação é da titular da Delegacia de Atendimento à Mulher I (DEAM-I), Ana Carolina Litran.

 “O tipo de relação que eles [agressores] possuem com a vítima geralmente está relacionado à questão afetiva. Então são namorados, ex-namorados, companheiros, ex-companheiros, maridos e ex-maridos”, explica a delegada.

Assista à entrevista

Segundo a delegada, no ano de 2020, a delegacia “observou uma queda no número de registros em relação a 2019” e não um aumento.

Isso se pode ter relação com o fato de que muitos casos de agressões não são denunciados. “O medo de denunciar é muito presente nos casos de violência, as vítimas se sentem coagidas e preferem se calar”. 

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, em 2019, 69,7% das vítimas de feminicídios tinham antecedentes de agressões não denunciadas.

“A violência doméstica é um fenômeno muito complexo. São vários os motivos pelos quais as mulheres não procuram a rede de apoio ou as delegacias. A gente pode citar o medo, a vergonha,  um padrão familiar que foi vivenciado por ela há muito tempo, o medo de perder a guarda dos filhos, uma dependência econômica, dependência psicológica.”

Delegacias da Mulher

Delegacias com atendimento especializado à mulher foram criadas com intuito de proporcionar um atendimento mais humanizado às mulheres que sofrem algum tipo de violência. São delegacias que, além de penalizar agressores e aplicar medidas protetivas, oferecem suporte e amparo às vítimas.

O Distrito Federal possui duas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAM), uma localizada na Asa Sul e uma localizada na Ceilândia. No entanto, as denúncias podem ser realizadas em delegacias comuns, uma vez que todas elas possuem sessões de atendimento direcionado à mulheres. 

Além de instituições de atendimento físico, como as DEAMs, existem também mecanismos virtuais para denúncia de violência doméstica no DF.

O Maria da Penha Online é uma ferramenta oferecida pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que viabiliza o registro de ocorrências e requerimento de medidas protetivas virtualmente. 

Medidas protetivas 

Medidas protetivas são mecanismos de proteção legais que tem como objetivo coibir violência doméstica e fornecer suporte às mulheres em situações de risco. Assim, as medidas protetivas visam evitar ameaças ou danos físicos, psicológicos, morais e até patrimoniais às vítimas.  

“São várias medidas, entre elas a proibição de contato, a proibição de aproximação, o afastamento do lar, pedido de alimentos provisórios ou provisionais, dentre outros que a lei prevê. E esse rol [de medidas] não é taxativo, ou seja, ele permite que o juiz possa solicitar outras medidas que sejam adequadas ao caso”, afirma a delegada Ana Carolina Litran.

As medidas são solicitadas pelas vítimas em delegacias, e são encaminhadas à autoridade judicial que irá conceder ou não os mecanismos de proteção.

Leia mais sobre violência contra mulheres

Por Luana Nogueira

Supervisão de Luiz Cláudio Ferreira.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress