“Obrigação”? “Cultura”? “Passatempo”? Afinal, os jovens ainda leem livros? Assista ao “Fala Galera”

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Livro e o Dia Nacional do Livro Infantil, perguntamos para universitários entre 17 e 20 anos se eles costumam ler.

No Brasil, o hábito de leitura diminui conforme a idade. De acordo com a última edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2019, 71% das crianças entre 5 e 10 anos de idade são consideradas leitoras e 81% na faixa etária de 11 a 13 anos. Essa taxa se torna decrescente a partir dos 14 anos. Como mostra o gráfico abaixo:

Gráfico de hábitos de leitura conforme a idade. Fonte: Pesquisa Retratos da Literatura no Brasil, 2019.

Perdemos o encanto pela leitura?

A pesquisa também aponta que, até os 17 anos, a principal motivação para ler um livro é simplesmente gostar de ler. Já entre os leitores na faixa etária de 18 a 24 anos, as motivações para a leitura se dividem. Desses, 21% responderam que leem para o crescimento pessoal; 17% dizem que uma forma de distração; outros 17%, gosto pela leitura; 14% atualização cultural ou conhecimento geral; 13% aprender algo novo ou desenvolver alguma habilidade; 9% atualização profissional e 10% outros.

Ainda no grupo entre 18 e 24 anos, 30% diz que gosta muito de ler; 50% respondeu que gosta um pouco; porém, os outros 20% declararam que não gostam de ler.

Para o quadro Fala Galera, perguntamos a jovens universitários entre 17 e 20 anos sobre os hábitos de leitura deles. As entrevistas foram feitas na Asa Norte, em Brasília. Assista ao vídeo:

Assim como na pesquisa do Instituto Pró-Livro, os jovens ficaram divididos. “Eu leio só os livros que a faculdade pede”, ouvimos essa frase algumas vezes na produção do quadro. Por outro lado, também encontramos leitores vorazes no campus: “Não tem um dia que fico sem ler algumas páginas”. Porém, todos que entrevistamos disseram que gostam de ler, mesmo os que não tem esse hábito.

Por Giovanna dos Santos, Juliana Weizel e Maria Tereza Castro

Supervisão: Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress