Escritora brasiliense compara poesia e arquitetura

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Sou de Brasília/ Solta do chão/ Presa a pilares/ Meu ethos/ Athos Bulcão

Arquitetura e poesia dividem as mesmas quadras e vielas da emoção, segundo a autora brasiliense Sandra Araújo. Autora de três livros, a poetisa acredita que a arte de misturar palavras e construir sentidos é a ligação principal entre ela, o fazer poético e a cidade de Brasília. 

“O arquiteto vai pensando a cidade, ele desenha a cidade e a cidade se molda a esse desenho. E eu acho que isso tem relação com a poesia. A estética poética é assim (também)”. Ela exemplifica que na construção poética há um uso experimental das palavras. “A gente coloca uma palavra e avalia se deu certo. Então, vem aquela inspiração. Flui aquele poema e você fala: ‘não, mas tem uma palavrinha aqui que eu vou mudar’”. Para ela, esse trabalho se assemelha à arquitetura. 

Confira aqui entrevista com a escritora

Publicações

Autora dos livros “Casa de Vento”, “Plano Piloto” e “(Re)versos”, a poeta brasiliense Sandra Araújo diz que a inspiração para os versos veio do lugar em que mora. Um dos elementos mais importantes e formadores na vida da escritora é a cidade de Brasília, onde nasceu e testemunhou sua família realizando a construção.

“Eu tenho uma relação muito forte com Brasília porque eu nasci aqui, mas não é só o fato de ser brasiliense que me faz amar a minha cidade. Eu sou filha de um homem que veio trabalhar na construção”. O pai é nordestino de Itaporanga (PB). “Veio tentar a vida em Brasília. Os meus avós também vieram”, orgulha-se a professora.

Editora 

A autora faz parte do catálogo da Editora Tanto Mar, que é uma empresa formada por professores de literatura majoritariamente brasilienses que, segundo a autora, cria um ambiente confortável para que ela componha o catálogo.

“A Tanto Mar é uma editora independente. É uma editora aqui de Brasília e é de colegas professores. Então, essa proximidade com essas pessoas, que também são professores de literatura, me fez entrar na editora. Eu me sinto muito confortável trabalhando com eles”, revela Sandra Araújo. 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress