Espetáculo inédito em Brasília tem participação de Danilo Caymmi

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Inspirado nos personagens que povoam as canções do renomado Dorival Caymmi, o musical “Ópera Caymmar” chega à Brasília pela primeira vez no dia 24 de maio (quarta-feira), às 19h no Teatro da Caixa.

A apresentação tem a duração de 90 minutos. O especial contará com a participação de Danilo Caymmi, filho do cantor, compositor e pintor Dorival Caymmi. O ingresso custa R$ 2.

Com texto e direção artística de Helton Tinoco, a história ficcional, recheada de conflitos e paixões, se passa na Vila de Caymmar, onde dois irmãos precisam resolver suas diferenças, depois da morte dos pais. No elenco, 18 pessoas estarão presentes, sendo 11 músicos na camerata, 4 cantores e performers e 2 atores.

O espetáculo tem a trilha sonora interpretada ao vivo por jovens instrumentistas do grupo sociocultural Geração de Sons. 

No repertório, sucessos como “Samba da minha terra”, “Só Louco”, “Maracangalha”, “O que é que a baiana tem” farão o público recordar e cantar junto grandes clássicos da MPB. Para consagrar os hits, os instrumentistas tocam violino, saxofone alto e soprano, clarinete, flauta transversal, trompete, trombone, piano, bateria e contrabaixo acústico.

 Sons

Criado em 2022, pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), por meio do patrocínio da CAIXA e Governo Federal, o grupo “Geração de Sons” tem ajudado mais de 1000 pessoas a partir do reconhecimento de oportunidades e acesso à cultura do país. O IBME executa projetos socioculturais no Rio de Janeiro desde 2011. A Camerata Geração de Sons é uma formação musical do projeto. 

Constituído por estudantes de escolas públicas do município de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense, o grupo tem como objetivo contribuir com o fortalecimento educacional e sociocultural de alunos em diversas unidades do Rio de Janeiro. Sob regência do maestro Vinícius Louzada, já se apresentou em palcos relevantes, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Casa França-Brasil, Teatro Imperator, Parque Lage, dentre outros.

As aulas são oferecidas de forma gratuita e dão capacitação profissional para aqueles formados no Ensino Médio e que estão se preparando para a universidade. Com profissionais qualificados, os estudantes recebem aulas de violino, viola, violoncelo, trompa, trombone, trompete, tuba, clarineta, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, percussão, canto e coral. Além da formação de orquestras e outros grupos musicais. 

O programa também oferece formação continuada em aulas de música desde a iniciação musical, a partir dos 6 anos de idade, acompanhando o desenvolvimento do aluno. Nesta etapa, o aluno tem a oportunidade de participar do programa de monitoria, que objetiva a qualificação dos jovens para a universidade e concurso para orquestras profissionais ou bandas militares

Repertório

Canoeiro – Dorival Caymmi – Arranjo: Vinícius Louzada

Noite de temporal – Dorival Caymmi / Arranjo: Gustavo Fernandes

Vatapá – Dorival Caymmi / Arranjo: Gustavo Fernandes

Só Louco – Dorival Caymmi / Arranjo: Gustavo Fernandes

Acontece que eu sou baiano – Dorival Caymmi / Arranjo: Vinícius Louzada

Samba da minha terra – Dorival Caymmi / Arranjo: Vinícius Louzada

Maracangalha – Dorival Caymmi / Arranjo: Vinícius Louzada

Participação: Danilo Caymmi

O bem e o mal – Danilo Caymmi/ Arranjo: Gustavo Fernandes

Marina – Dorival Caymmi / Arranjo: Vinícius Louzada

O que é o amor – Danilo Caymmi / Arranjo: Gustavo Fernandes

O que é que a baiana tem – Dorival Caymmi / Arranjo: Vinícius Louzada

Suíte dos Pescadores – Dorival Caymmi / Arranjo: Vinícius Louzada

Por Ana Clara Neves

Imagens: Divulgação

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress