Esporte no campus – como bolsas de incentivo nos EUA mudaram a vida de jovens atletas brasilienses

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O sonho de todo atleta é alcançar o sucesso, superar seus limites e representar seu país nas competições internacionais.

Para muitos, esse caminho é cheio de obstáculos e desafios financeiros que acabam impedindo seu brilho no cenário esportivo mundial.

Entretanto, para alguns atletas que se destacam, uma bolsa esportiva pode ser a chave para abrir essas portas. 

Pedro sempre teve o sonho de estudar e jogar futebol. Foto: Arquivo pessoal

O desafio de conciliar estudos com a prática esportiva se tornou uma realidade para os brasilienses Cayo Formiga e Pedro Anselmo.

Através do esporte, os jovens de apenas 19 anos alcançaram o êxito de ter uma bolsa esportiva em faculdades dos Estados Unidos. 

Aquecimento

Cayo e Pedro sempre tiveram amor pelo esporte, mais especificamente, pelo futebol. Ambos os garotos almejavam o mesmo objetivo: conhecer e morar nos EUA.

‘’Eu sempre tive o sonho de conhecer e até morar aqui nos EUA, algo que sempre pareceu fora do meu alcance.’’

A primeira oportunidade surgiu com a Next Academy Brasília, que é uma agência de intercâmbio esportivo que prepara atletas de futebol que desejam jogar e estudar em universidades dos EUA. 

Em entrevista à Agência de Notícias do CEUB, Cayo comentou o início do seu projeto: ‘’No final da pandemia consegui entrar na next academy onde me ajudaram com vídeos de melhores momentos que me possibilitaram ir para os Estados Unidos para fazer o último ano do ensino médio’’

Primeira oportunidade

Com apenas 17 anos de idade, Cayo e Pedro iniciaram sua jornada pela América do Norte. Por meio de bolsa esportiva, os jovens ingressaram na Lee Academy, escola localizada em Maine, no extremo norte dos EUA –

Os atletas já iniciaram a última etapa do ensino médio disputando um campeonato estadual pela escola. Os novatos brasileiros deixaram suas marcas na Lee Academy, os prodígios foram campeões invictos do Campeonato Estadual de Maine, pela primeira vez na história da escola. 

Pedro já coleciona troféus. Foto: Arquivo pessoal

A conquista teve protagonismo dos brasileiros, Pedro Anselmo foi líder em assistências, um dos artilheiros de sua equipe e eleito como melhor jogador da final estadual. O atleta comentou como foi o torneio.

‘’Fui campeão estadual invicto pela primeira vez da história da minha instituição de ensino que nunca tinha sido campeã. Aacabei me destacando sendo o líder de assistência e um dos artilheiros do time e sendo MVP da final do regional e da final do estadual. Isso me ajudou bastante a aumentar meu vídeo de melhores momentos. Com o vídeo comecei a enviar para várias faculdades’’

Esporte e estudos

Após tamanha notoriedade no ensino médio, Cayo e Pedro viram uma oportunidade em continuar os estudos no ensino superior nos Estados Unidos. Ao finalizar o ensino médio, os jovens buscaram faculdades que oferecem bolsas esportivas para estrangeiros. 

Cayo conseguiu uma oportunidade de seguir estudando e jogando futebol na Thomas College, universidade localizada em Waterville, no Maine. Ele segue disputando torneios e comentou sobre os benefícios de conquistar uma bolsa de estudos.

‘’Eu vejo as bolsas como um objetivo que os atletas têm forçando eles a se dedicarem mais. E também abre portas para muitos atletas conhecerem como é a cultura em um país tão desenvolvido e seguro. Também, ao trazer atletas, muitos aprendem as técnicas que os americanos usam para desenvolver atletas, que são muito avançadas no meu ver’’

Foto: Arquivo pessoal

Pedro Anselmo, por sua vez, conquistou uma vaga na Fisher College, faculdade particular localizada em Boston, Massachusetts. O atleta traz uma visão positiva sobre as bolsas de estudos no exterior.

‘’O papel das bolsas de estudos acaba sendo uma oportunidade de conseguir ter uma educação de alto nível e abre portas para sua carreira profissional sendo como jogador ou não te ajuda a ter uma experiência de vida única e acabam valorizando seu esforço e trabalho. Por que muitas vezes em diferentes esportes as pessoas tem que parar de exercê-lo para estudar ou trabalhar e essas bolsas esportivas mostram onde o seu talento pode te levar e te ajudar a conquistar coisas grandes até mesmo te ajudando a se tornar profissional’’

Desafios

Esses jovens foram em busca dos seus sonhos com pouca idade. São inúmeras as barreiras que surgem nesse caminho. Pedro Anselmo conta um pouco desses desafios.

‘’Eu acredito que o maior desafio enfrentado por atletas brasileiros tentando competir em alto nível é com certeza a adaptação de morar em um lugar diferente e deixar pra trás a família e amigos e viver em uma cultura diferente ‘’. 

Além disso, Cayo também trouxe o que encontrou de dificuldade para se adaptar à forma como o esporte é tratado pelos americanos, que diverge da prática esportiva no Brasil.

‘’A maior diferença é que, no nível que eu jogo, a cobrança é muito maior e as coisas são tratadas de maneira mais organizado e profissional. Então isso exigiu muita evolução física e mental minha, como ter mais disciplina e estar muito focado no desenvolvimento do físico. Eu sempre achei importante fazer as obrigações acadêmicas primeiro e depois ir para treinos individuais ou academia. Por que aqui isso é outro aspecto fundamental, por que com notas ruins você é jogado pra parte de baixo do time. ‘’

Conselhos

Os atletas Cayo e Pedro são reflexos de empenho, luta e conquistas para quem busca conciliar esportes e estudos. Mesmo com pouca idade, os jovens conseguiram atingir um feito almejado por muitos brasileiros, que é conquistar uma bolsa esportiva no exterior. 

Nada disso foi fácil, Cayo e Pedro deram algumas dicas e conselhos sobre qual caminho trilhar para seguir esse sonho. ‘’Um conselho que nós damos para quem busca ir pra lá é para não focar apenas no futebol, dê o seu melhor em qualquer coisa que você faça, dedique se nos estudos e tente aproveitar o máximo as oportunidade que irão surgir e desfrute dessa experiência sensacional.’’

Leia mais sobre o especial Esporte no Campus

Por Pedro José Santana e Gabriel Botelho

Edição de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress