“Estação Saudade”: confira documentário sobre trem do DF

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

 50 anos atrás nascia um desejo do país na recém-nascida capital federal, o trem bandeirantes. Inaugurado ao final da década de 1960, o veículo de aço sob trilhos saía da antiga estação rodoferroviária de Brasília, depois, ainda no DF, passava pela famosa estação Bernardo Sayão, localizada no Núcleo Bandeirante e, por fim, possuía sua última parada em Campinas (SP).

Para o aniversário do sonho interrompido iniciado em 1968 e para nunca esquecermos, o documentário abaixo produzido por alunos do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) conta toda a trajetória da inauguração a privatização nos anos 1990. Hoje, resta apenas um trem cheio de carga que ainda transita entre as cidades, cargas essas que substituíram as várias vidas e histórias do passado.

Por Claudiane Brito, João Victor Bachilli e Júlia Lima

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress