Estudantes do curso de jornalismo do Centro Universitário de Brasília (Ceub) viajam, nesta terça (22), para apresentar trabalhos finalistas no 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro Oeste, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
O evento ocorre de 25 a 27 de maio, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS).
Ao todo, seis trabalhos produzidos por discentes do CEUB são finalistas e serão apresentados na Exposição de Pesquisa Experimental – EXPOCOM regional.

Intercom
A Intercom, fundada em 1977, é uma das principais instituições de comunicação do segmento. Ela proporciona o desenvolvimento de produções científicas e a apresentação de trabalhos realizados pelas universidades que participam, a partir de debates que reúnem profissionais da área, estudantes, mestres e doutores.
De acordo com o coordenador dos cursos de Comunicação, Henrique Moreira, a participação da universidade no Congresso é recompensante. “Estou muito feliz e isso mostra a qualidade do curso, do trabalho que os professores e alunos têm feito. É muito gratificante saber que estamos nessas finais”.
Henrique complementou dizendo: “A importância da participação na Intercom é de criar nos alunos a cultura de participação na pesquisa, que é fundamental para quem quer seguir uma carreira na área educacional, no magistério”.
Expectativa dos participantes
Para a estudante do 5º semestre Juliana Weizel, participar do evento é gratificante. “Ser finalista já foi uma grande emoção e espero que, além do aprendizado, eu e meus colegas possamos trazer o prêmio para casa”.
Segundo ela, ser chamada representa também uma chance para demonstração de responsabilidade profissional e acadêmica. “É uma oportunidade de compartilhar experiências com outros jornalistas em formação. Mas sem dúvida o sentimento de responsabilidade está presente, pois vou estar levando o nome dos meus colegas da Agência de Notícias CEUB, assim como o todo esforço da nossa instituição”, explicou.
Juliana é representante finalista na categoria “Agência escola/júnior de jornalismo” e apresentará o veículo com uma série de reportagens sobre cidadania e solidariedade na capital.
A aluna e produtora de mídias sociais da agência Maria Tereza Castro também compartilha do sentimento de Juliana e reconhece: “Vai ser muito legal conhecer a cidade de Campo Grande e prestigiar as produções científicas dos colegas da comunicação de todo o Centro-Oeste. Estou muito animada pela experiência, o prêmio seria só um bônus”.
Maria Tereza é finalista na categoria “Produção audiovisual para mídias digitais” com o projeto em vídeo “Fala Galera”. “Foi um trabalho coletivo desempenhado em 2022, por mim, colegas repórteres, equipe de cinegrafistas, editores de vídeo do CEUB e professores. Sem eles, a concretização de cada episódio do Fala Galera não seria possível”, acrescenta.
De acordo com o aluno Gabriel Botelho, ter a oportunidade de apresentar seu trabalho no Congresso é uma maneira de ser reconhecido. “Eu me sinto cumprindo um dever como jornalista, de dar voz para as pessoas que precisam. De fazer com que essas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, sejam vistas e ouvidas”, declarou.
Gabriel é finalista na categoria “Projeto de assessoria de imprensa” com a ação em prol do Instituto Vida Positiva.
Os estudantes Pedro José Santana, João Vitor Canizares e Brenna Farias também são finalistas no Expocom, respectivamente, nas categorias: “Fotografia Artística” com a imagem feita de uma trabalhadora de reciclagem durante o desfile do dia 7 de setembro, em Brasília; “Fotografia/Fotojornalismo” sobre território indígena Kraholândia; e “Produção laboratorial em jornalismo digital” com a série de reportagens Lutas e Margaridas no assentamento.

Cobertura jornalística
Dois alunos irão acompanhar os finalistas nesta viagem para a cobertura do evento. Os repórteres Isabela Domanico e Otávio Mota.
Para Isabela, poder participar do Congresso fazendo a cobertura será desafiador, mas também entusiasmante. “Estou muito animada, tanto para ver meus colegas apresentarem os trabalhos deles, que eu já vi e sei que tem muito potencial de ganhar, quanto para cobrir a Expocom. É o primeiro grande evento que vou acompanhar, isso gera um certo nervosismo, não vou negar, mas estou mais animada para fazer meu trabalho”.
Os resultados do prêmio serão divulgados no próximo sábado (27). Acompanhe nossa cobertura pelo site e redes sociais da Agência de Notícias CEUB. Em todas as plataformas, @agenciaceub.
Por Otávio Mota
Supervisão: Luiz Claudio Ferreira