Os fãs da bola oval estão a poucos dias de presenciar um momento histórico. Nesta sexta-feira (6) , a NFL, principal liga de futebol americano no mundo, realizará pela primeira vez uma partida em território brasileiro na Neo Química Arena ( estádio do Corinthians), no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo.
O confronto é válido pela primeira semana da temporada e reúne duas equipes tradicionais da NFL: Green Bay Packers e Philadelphia Eagles. Foram vendidos cerca de 42 mil ingressos e a expectativa é de casa cheia.

” Sentimento incrível”
A NFL (National Football League) foi fundada em 1920. É, hoje, a mais valiosa liga esportiva do mundo, desbancando até mesmo a Premier League, da Inglaterra, considerado um dos principais campeonato de futebol do planeta.
Com mais de 100 anos de história, a NFL virá pela primeira vez ao Brasil e demorou apenas duas horas para que os ingressos se esgotassem. Muitos ficaram de fora, mas a alta procura e a velocidade com que os “tickets” foram vendidos dão a dimensão do tamanho da NFL no país.
Dentre os que conseguiram, um vem do DF. Fisioterapeuta e torcedor do Green Bay Packers, Rafael Motta (25) , acompanha o esporte desde 2009, conheceu a NFL após assistir o Superbowl XLIII em sua casa à convite de seu pai e logo a primeira vista se encantou com o jogo.
Desde então, Rafael consome a NFL seja pela Tv, redes sociais ou até mesmo pelo vídeo game. Ele conta que quando soube que o Brasil sediaria uma partida de seu time logo foi atrás de informação para conseguir o ingresso.
“É um sentimento incrível. Quando eu vi sendo anunciado o jogo do Green Bay aqui eu disse ‘cara, vou ter que ir atrás desse ingresso”.
Disputando com outros milhares de torcedores, Rafael sabia que ia ser difícil, mas que tinha conseguir o ingresso para esse evento histórico para os fãs brasileiros da bola oval.
“ Vindo aqui pro Brasil seria uma oportunidade única. Eu sabia que a concorrência ia ser grande, mas consegui. Muito emocionante!”

Como funciona a NFL?
Composta por 32 times , a NFL é dividida em duas conferências: a Americana (AFC) e a Nacional (NFC). Os campeões de cada conferência se enfrentam no Super Bowl, evento que está no imaginário das pessoas sobretudo pelos shows no intervalo do jogo e que levam ao palco grandes nomes da música mundial. Do ponto de vista comercial, o Super Bowl é o evento esportivo mais valioso do mundo.
Mas para chegar ao tão sonhado Super Bowl, as 32 franquias precisam suar muito. A fase classificatória da NFL é disputada em 18 semanas, chamada de temporada regular. Cada time faz 17 jogos, com direito a uma semana de descanso.
Após as 18 semanas da temporada regular, começam os playoffs. Participam dessa fase os seis melhores times de cada conferência. Todos os jogos desta etapa são no formato “mata a mata”, ou seja, se perder está fora da temporada. Quem sobreviver, disputa o Super Bowl, realizado sempre no primeiro domingo de Fevereiro.
Jogos Internacionais
O Futebol Americano vem cada vez mais ganhando fãs ao redor do mundo. Visando uma expansão da sua marca, a principal liga de futebol americano passou a realizar jogos da temporada regular em diferentes países.
Este ano, por exemplo, serão quatro partidas na Inglaterra, uma na Alemanha e outra no Brasil, totalizando seis jogos fora do território americano.
O primeiro jogo fora dos Estados Unidos foi realizado em outubro de 2005 no Estádio Azteca, na Cidade do México. Na ocasião, São Francisco 49ers e Arizona Cardinals mediram forças diante de um público de 103,647 mil pessoas e deram o pontapé inicial nessa onda de jogos fora do território americano.
De lá pra cá foram realizados um total de 50 jogos internacionais de temporada regular. A Inglaterra, com 32 partidas, é o país que mais recebeu jogos da NFL. Logo em seguida aparecem Canadá (6), México (5) e Alemanha (3). Este ano é a vez do Brasil.
Tendência
De acordo com uma pesquisa da Sponsorlink realizada no final de 2022, o público da NFL no país chegou a marca de 34,5 milhões de telespectadores. Segundo a própria liga americana, o Brasil é o terceiro país com maior audiência do futebol americano, perdendo apenas para os Estados Unidos e México, o que pode significar mais jogos em território brasileiro.
“Eu acho que com certeza vai ser uma tendência ( jogos da NFL no Brasil) . O Brasil tem uma base de fãs absurda da NFL e que vem aumentando a cada ano que passa”, comenta Rafael sobre a possibilidade de mais jogos da liga em solo nacional.
Por Rodrigo Fontão