“A natureza das coisas invisíveis” foi o filme de encerramento da 58° edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro na noite deste sábado (20), na sala Vladimir Carvalho, Cine Brasília.
O longa de ficção foi dirigido e roteirizado por Rafaela Camelo e estará nas telas de cinema em 27 de novembro. A obra contou com o uso de legendas descritivas e audiodescrição.
Assista ao trailer
Rotina
O longa se passa em Brasília e narra a história de Glória (Laura Brandão), uma menina que precisa acompanhar a rotina de trabalho da mãe, e de Sofia (Serena), que começa a frequentar o hospital para ajudar a cuidar da bisavó Francisca (Marta Maia) após um acidente.
As duas crianças de 10 anos se juntam para se distraírem das férias escolares monótonas e formam uma amizade.
As mães Antônia (Larissa Mauro) e Simone (Camila Márdila) decidem levar as filhas e a bisa a um sítio para sair do ambiente hospitalar e passam dias de muitas brincadeiras e descobertas. A obra é marcada com ensinamentos e reflexões sobre o luto e a morte.

Imagem: Divulgação
Tema árido
O palco da estreia recebeu alguns dos responsáveis pela produção do filme como produtores, diretores e elenco.
A roteirista brasiliense Rafaela Camelo estava presente e contou que o filme passou por outros festivais no Brasil e levou por volta de sete anos para o resultado final.
“A minha sensação, hoje, é de estar recomeçando porque é isso que a gente quer: voltar para casa e ver o nosso filme ser bem recebido aqui”, cita.
“É um filme que parte de um tema que é um pouco árido, mas a intenção foi falar desse tema com muita honestidade, mas também com muito carinho e com muita emoção”, afirmou Rafaela sobre seu primeiro longa. Durante a apresentação, a sala de cinema incluiu intérprete de Libras.
Ficha Técnica
Título Original: A natureza das coisas invisíveis
Direção e roteiro: Rafaela Camelo
Elenco: Laura Brandão (Glória), Serena (Sofia), Larissa Mauro (Antônia), Camila Márdila (Simone), Aline Marta Maia (Bisa Francisca)
Gênero: Ficção
Duração: 92 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Serviço
Direção de fotografia: Francisca Sáez Agurto
Montagem: Marina Kosa e Rafaela Camelo
Música: Alekos Vuskovic
Sound design: Lucas Coelho
Direção de arte: Sarah Noda
Produção: Daniela Marinho, Rebeca Gutiérrez Campos, Otavio Chamorro, Rafaela Camelo
Produção Executiva: Daniela Marinho, Rebeca Gutiérrez Campos, Heloísa Schons, Juliana Melo, Isabella Jacob Pinto e Fred Burle
Uma produção Moveo Filmes, Pinda Producciones e Apoteótica Cinematográfica
Em associação com Vertical Productions
Por Manuela Mendonça e Sophia Santos
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira