A Fórmula 1 está de volta. Depois de 96 dias, a mais aguardada competição de automobilismo volta para uma nova temporada.
A primeira corrida do ano acontece no Bahrein e está marcada para este final de semana. A Agência de Notícias Ceub fez um guia com as principais informações que você deve saber.
Como funciona?
A temporada é composta de 24 GPs (Grand Prix), que em português significa Grande Prêmio e cada GP é composto de três dias de competição, onde no último dia ocorre a corrida mais esperada, que possui duas horas de duração.
Em todas as corridas as equipes disputam para estar entre os 10 primeiros, tendo em vista que essas são as únicas posições que pontuam para os prêmios do final da temporada.
Os prêmios são divididos em dois, o mundial de melhor piloto e o de construtores, que refere-se à equipe que construiu o melhor carro e possuiu o melhor desenvolvimento como um grupo.
A pontuação é igual para as duas categorias e é baseada na colocação final na corrida, sendo a dos corredores baseada em sua performance individual e a dos construtores a soma dos pontos de seus dois representantes. Confira as pontuações:
1º lugar: 25 pontos; 2º lugar: 18 pontos; 3º lugar: 15 pontos; 4º lugar: 12 pontos; 5º lugar: 10 pontos; 6º lugar: 8 pontos; 7º lugar: 6 pontos; 8º lugar: 4 pontos; 9º lugar: 2 pontos; 10º lugar: 1 ponto;
Os GPs são divididos em três dias, o primeiro inicia com duas sessões de treinos livres com duração de uma hora e meia, onde as equipes irão testar os carros no limite para obter melhores resultados no decorrer do final de semana.
Já no segundo, ocorre a última sessão de treinos livres e o qualificatório, no qual os pilotos disputam a pole position (primeiro lugar da largada), para o grid de largada (ordem na qual os carros irão largar no próximo dia). E por último, ocorre a tão esperada corrida.
Favoritas ao títulos
Oracle Red Bull Racing
É a grande favorita ao título da temporada. Em sua história a equipe tem seis prêmios de construtores, sendo eles em 2010,2011,2012,2013,2022 e 2023. Nos quatro primeiros prêmios, eles ganharam juntamente com o ex-piloto Sebastian Vettel, que nos mesmos anos ganhou o prêmio de melhor piloto. E nos dois últimos anos, ganhou ao lado do piloto Max Verstappen.
Max Verstappen: O piloto holandês foi o automobilista mais novo na história da F1 e o único de seu país a conquistar o mundial de pilotos. Ele vem ganhando os prêmios por três anos consecutivos, tornando-o o favorito da temporada. E apesar de não ter tido um bom tempo de volta na pré-temporada, ele está largando na pole position a corrida de amanhã.
Scuderia Ferrari
A equipe italiana passou por diversos problemas com os carros nas últimas temporadas, porém na pré-temporada desse ano eles se destacaram ocupando o primeiro e segundo lugar de melhor tempo de volta.
Charles Leclerc: O galã ferrarista renovou o contrato com a equipe para 2029, ele vem lutando por uma melhora, tendo em vista todos os problemas que ele teve com o carro na temporada de 2023. Mas o seu tempo de volta foi o segundo melhor de toda a pré-temporada, gerando esperança para os fãns.
Carlos Sainz: O piloto ferrarista atualmente está sem contrato para a temporada de 2025, tal fato fez com que ele desenvolvesse uma competitividade maior nessa temporada, com o intuito de impressionar as equipes para contratá-lo para a próxima temporada. E podemos perceber o seu foco por ele ter ficado em primeiro lugar no ranking de tempo de volta da pré-temporada.
Mercedes-AMG Petronas Motorsport
A equipe britânica ganhou por sete anos seguidos o prêmio de construtores e ao lado do Lewis Hamilton ganhou sete mundiais dos pilotos.
Lewis Hamilton: O automobilista britânico, heptacampeão mundial está em seu último ano com a Mercedes, foi anunciado que em 2025 ele irá para a Ferrari. Tal fato trouxe um clima de competitividade muito maior, pois afinal, não se sabe quem entrará no lugar dele.
George Russel: O piloto britânico entrou na Mercedes em 2022 logo após de anos desastrosos com a equipe Williams Racing e desde então ele vem se sobressaindo cada vez mais. No tempo de voltas da pré-temporada , ele conseguiu o terceiro melhor tempo de volta. Logo após essa conquista ele afirmou em uma entrevista que está otimista para essa temporada.
McLaren
Os britânicos passaram por tempos muito difíceis, mas em 2019 ao contratar o novato Lando Norris a equipe saiu de sexto para quarto lugar e praticamente dobrou a pontuação do ano anterior à contratação do piloto. E não somente ele, mas com a chegada do australiano Oscar Piastri em 2023, a McLaren melhorou novamente. Eles saíram de 159 pontos para 302, sendo 83 pontos somente do estreante.
Outro fator que vem chamando a atenção nesta temporada é a confiança das equipes em seus pilotos, algo que pode ser comprovado com um fator histórico na F1, já que é a primeira vez na história da competição em que não há mudanças no Grid, ou seja, ninguém saiu nem entrou. Com isso, se espera uma temporada mais disputada, confira o grid :
. Oracle Red Bull Racing: Max Verstappen e Sergio Peres;
. Scuderia Ferrari: Carlos Sainz Jr e Charles Leclerc;
. Mercedes AMG Petronas Motorsport: Lewis Hamilton e George Russel;
. McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri;
. Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll;
. Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly;
. Racing Bulls (ex – AlphaTauri): Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo;
. Sauber Stake ( ex – Alpha Romeo): Valterri Bottas e Guanyu Zhou;
. Haas: Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen;
. Williams: Alexander Albon e Logan Sargent;
GP do Bahrein
E para começar , o mundo da Fórmula 1 vira as suas atenções para o GP do Bahrein , o primeiro da temporada. O terceiro dia, que é a tão aguardada corrida acontece amanhã (2), às 12 horas, em circuito com 57 voltas e com o grid de largada já formado, Verstappen vem em primeiro, Leclerc em segundo e Russel em terceiro.
Por Dina Braga e Rodrigo Fontão
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira