O Futebol Americano já soma mais de 13 mil atletas no país, segundo a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).
Em prol da educação e do incentivo à prática esportiva, a Federação de Futebol Americano do Cerrado (FEFAC) iniciou um projeto em parceria com algumas instituições de ensino do DF.
O projeto teve início em junho de 2022. A prática aplicada pelos professores e atletas é o Flagfootball (modalidade do futebol americano).
O Flag serve como uma ferramenta que traz vários acréscimos à criança, através da disciplina, trabalho em equipe, além de conhecimento das jogadas e posições que tem termos na língua inglesa.
A FEFAC atende cerca de 100 crianças e adolescentes. A idade varia de 10 a 16 anos.
Em entrevista à Agência de Notícias do CEUB, o idealizador do projeto, Carlos Mohamed, conta que a prática do Futebol Americano serve como um refúgio para as crianças. ‘’O Flagfootball é uma ferramenta de apoio para as crianças esquecerem seus problemas e entender que podem ter um momento de paz e amor!’’
A meta da Federação para 2023 é dobrar a quantidade de alunos atendidos. Para isso, o projeto busca patrocinadores e escolas que abracem o Futebol Americano.
Por Pedro José Santana