Futebol americano feminino: Brasília Pilots goleia o Curitiba Phoenix por 34 a 0

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Brasília Pilots goleou o Curitiba Phoenix por 34 a 0 pela Superliga Feminina de futebol americana. A partida ocorreu no clube da AGEPOL, no Setor de Clubes Esportivos Sul, às 15h. 

Foto: Maria Paula Valtudes 

1º Quarto 

O primeiro quarto do jogo iniciou com a posse de bola do Brasília Pilot e, desde então, as jogadoras não pouparam esforços na demonstração de agressividade de ataque nas jogadas. 

As jogadas ficam acirradas entre kickoffs e tackles, até que a wide receiver dos Pilots, Stefany, abriu o placar com um touchdown seguido de um extra point, somando sete pontos para o time brasiliense. 

Apesar das diversas tentativas, e do kickoff do Brasília Pilots que possibilitou o avanço de 15 jardas pela sideline do Phoenix até o meio do campo, as jogadoras do Curitiba tiveram dificuldade em ultrapassar a linha defensiva de suas adversárias e não conseguiram pontuar.  

Foto: Riânia Melo 

2º Quarto 

A equipe do Phoenix iniciou o período de ataque, mas enfrentou dificuldades para avançar.  A quarterback conseguiu ganhar algumas jardas pela sideline, porém uma saída falsa gerou uma penalidade de cinco jardas.

Em uma tentativa de field goal, o Pilots solicitou seu primeiro pedido de tempo e, na sequência, a defesa impediu o avanço das adversárias em uma quarta descida com tackle decisivo, garantindo a retomada da posse de bola.

No ataque, o Pilots enfrentou uma terceira descida para 12 jardas, com Alicia sendo derrubada pela defesa. Mesmo assim, a equipe conseguiu se aproximar da end zone conquistando quatro novas jogadas. O esforço resultou em um Touchdown, somando mais seis pontos. Após o extra point, o placar chegou a 14 a 0.

A partida precisou ser paralisada por uma lesão da jogadora número 17 do Phoenix, que foi atendida por paramédicos, onde quase chegou a ser retirada do campo pela ambulância.

Após o reinício, o kickoff do Pilots teve de um acréscimo de seis jardas a favor do Phoenix, levando a bola ao meio de campo. Ainda assim, a defesa do Brasília manteve o controle, impedindo avanços significativos e forçando perdas de jardas.

Faltando 1 minuto e 40 segundos para o fim do quarto, o Phoenix pediu tempo. Mas o Pilots foi mais eficiente: Alicia anotou outro touchdown, somando mais seis pontos. O ponto extra foi desperdiçado, encerrando o quarto com 20 a 0.

O fim do quarto ainda foi marcado por uma segunda lesão em uma atleta do Phoenix, onde foi preciso novamente a equipe de paramédicos em campo.

3° Quarto 

Um passe de bola do Curitiba Phoenix fez com que o Brasília Pilots avançasse 32 jardas, o que indicou que o terceiro quarto teria um ótimo começo para o time da casa.

A jogadora Kaká, do Phoenix, conseguiu a primeira descida para o time, porém, houve uma perda de jardas para o Phoenix por pressão da linha de defesa do Pilots.

A jogadora Lara, dos Pilots,fez uma bela interceptação, mas acabou sendo derrubada na linha de 3 jardas, antes da end zone. Isso abriu uma brecha para que a mesma fizesse um touchdown na jogada seguinte, marcando mais seis pontos, que com a adição do extra point estabeleceu o placar de 27 x 0 para o Brasília.

Em um momento decisivo para o final do terceiro quarto é aplicada a Mercy Rule (Lei da Misericórdia) e o Phoenix não encontra boas oportunidades para um contra-ataque contra o Pilots.

4° Quarto 

Nos primeiros minutos do último quarto, o Curitiba Phoenix avança algumas jardas mas é lançado para a sideline, e na tentativa de recuperarem algum tempo e planejarem um ataques para o time adversário o Phoenix pediu o primeiro tempo da segunda parte do jogo.

A jogadora Kaká, do Phoenix, foi a protagonista de uma surpreendente corrida que atravessou mais da metade do campo, aproximando o time do end zone, porém, acabou sendo derrubada, o que não possibilitou o time a fazer um touchdown.

Enquanto se preparava para a recepção da bola dentro da endzone, Lara, do Pilots, sofreu uma falta de interferência de passe da camisa 89 do Curitiba. Apesar disso, logo em seguida, o passe é refeito e a wide receiver realiza o último touchdown do Brasília Pilots, que pontua mais uma vez no extra point em um total de 34 a 0. 

O Curitiba ainda realizou um retorno ao meio de campo após o kickoff antes de a arbitragem soar o apito final que marcou o fim da partida entre Brasília Pilots e Curitiba Phoenix. 

Resultado final: Brasília Pilots 34 x Curitiba Phoenix 0

Foto: Riânia Melo

A vitória 

Em entrevista à Agência Ceub,  a jogadora Jojo diz que o time já passou por várias situações com desfechos negativos e que essa vitória foi o resultado de vários anos de trabalho e desenvolvimento do time como um todo.

“Não é um trabalho de agora, é um trabalho de anos, que a gente está vendo os resultados agora, então é um sentimento de satisfação”, afirma.

Jojo também relata que o time está focado no próximo jogo para chegarem na final invictas nessa temporada.

“Acho que esse é o nosso objetivo agora: se recuperar, consertar o que tem que ser consertado. E para Curitiba, já com esse alto astral, com a certeza que a gente é um time a ser batido nesse campeonato”, disse a jogadora.

O próximo jogo do Brasília Pilots será no dia 20 de setembro contra o Curitiba Silverhawks, em Curitiba. 

Por: Maria Eduarda Barros, Maria Paula Valtudes e Riânia Melo

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress