O Ceilândia empatou com o Samambaia em sua casa, por 1 a 1, na tarde deste sábado (8.3).
A partida era válida pela nona e última rodada da primeira fase do Campeonato Brasiliense 2025 e consagrou o Ceilândia na terceira colocação.
O Samambaia abriu o placar no primeiro tempo com um gol convertido por Mila.
O Gato Preto empatou o jogo no segundo tempo, com cabeceio de Pedro Bambu.

Presenca especial
No dia das mulheres, o Ceilândia recebeu, no Abadião, o Samambaia, equipe já eliminada da competição. Para homenagear suas torcedoras, o Gato Preto deixou a entrada para a partida de graça para mulheres, as quais marcaram presença.
Assim, após o cara ou coroa, Ceilândia decidiu começar com a bola, e a bola rolou para a última rodada da primeira fase do Candangão.
Domínio visitante
A partida começou com ritmo baixo, as equipes não tinham criatividade para criar jogadas e causar perigo, e apresentavam inúmeros erros de passes.
Com o tempo, a equipe do Samambaia se encontrou na partida, e quase abriu o placar, aos 17 minutos, depois que seu camisa 15, Ian, foi lançado na ponta direita e cruzou rasteiro para o centro da área, onde estava o artilheiro da competição, Vítor Xavier, que chutou com força para o gol, contudo, lá estava Sucuri, que fez boa defesa. Esta foi a primeira finalização do jogo.
Após quase abrir o placar o Samambaia descobriu o ponto fraco da equipe do Ceilândia, a ponta direita, assim, Ian foi novamente lançado, dessa vez ele mesmo foi para o chute, que acabou sendo desviado para escanteio pelo zagueiro Wallace.
O zero seguia no placar, e o time visitante controlava a partida, e era questão de tempo para o placar ser aberto, do outro lado o Ceilândia ainda não havia se encontrado na partida.
Dessa maneira, aos 34 minutos, o gol finalmente saiu, após linda troca de passe, Vitor Xavier acertou passe de calcanhar para Mila, que saiu em profundidade contra Sucuri, e chutou com força para o fundo do gol. 0x1 Samambaia.
O Gato Preto chegou a esboçar reação com as finalizações de Danilo e Nando, contudo, ambas sairam sem perigo para a linha de fundo, e o árbitro apitou o fim do primeiro tempo.

Empate do Gato Preto
Para a segunda etapa o Gato Preto tentou algo diferente, Clemente, Nolasco e Pedro Bambu entraram na partida no lugar de Nando, Rafael Sayão e Lagoa. De cara já foi possível notar uma melhora na equipe, assim, controlavam as ações no segundo tempo.
Apesar de estar melhor na partida, o Ceilândia seguia com o mesmo problema da primeira etapa, a objetividade. O time tinha dificuldades para criar jogadas de perigo, e cedia contra ataques para o Samambaia.
Contudo, mesmo com todas as adversidades, o Gato Preto não desistiu, e após a cobrança de falta do lateral esquerdo Danilo, Pedro Bambu subiu para cabecear, a bola ainda desviou no atleta do Samambaia antes de entrar no fundo do gol. 1×1
Após o empate, o Ceilândia usou todas as forças para virar a partida, contudo, caíram no mesmo problema que vinham enfrentando durante toda a partida, a dificuldade para criar jogadas. Além disso, acumulavam erros de passes, o que irritava a torcida.
Assim, a finalizacão de maior perigo saiu com o camisa nove, Guilherme Macedo, que chutou de fora da área com precisão, mas Murilo fez boa defesa e evitou o gol.
E dessa forma, a partida seguiu sem sustos para os dois lados, até que o árbitro enfim encerrou a partida.

Próximos jogos
As equipes têm rumos diferentes após o fim da partida.
O Ceilândia viaja para a cidade de Horizonte, no interior do Ceará, onde tem compromisso marcado contra o Maracanã pela segunda fase da Copa do Brasil. O jogo acontecerá na quarta-feira (12), às 20h, no Estádio Municipal Olímpico Horácio Domingos de Sousa.
Já o Samambaia encerra sua participação no Candangão, após não conseguir a classificação para a próxima fase. Além disso, a equipe também se despede dos jogos oficiais da temporada 2025.
Ficha Técnica
Ceilândia 1×1 Samambaia
Campeonato Brasiliense – Primeira fase – Nona rodada
Estádio Maria de Lourdes Abadia, Brasília – DF, 08/03/2025, 16h00.
Árbitro: Marcello Ruda Neves Ramos da Costa.
Assistente 1: Lucas Costa Modesto.
Assistente 2: Bruno Antonio Aquino Machado.
4º árbitro: Cassia Franca de Souza.
Inspetor: Anderson Bassotto.
Ceilândia:
Edmar Sucuri; Danilo, Júlio César, Wallace e Paulinho; Lagoa, Menezes e Rafael Sayão; Nando, Wisman e Kennedy.
Técnico: Adelson de Almeida.
Samambaia:
Murilo; Daniel Mendonça, Dudu, Pedrão e Huguinho; Coquinho, Filipe Werley e Lila; Ian, Vitor Xavier (Pedra) e Dandan.
Técnico: Gabriel Teixeira.
Por Lucas Alarcão
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira