Gente na capital: universitária de Benim aprende português e se apaixona em Brasília

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A universitária de agronomia Houéfa Carine Kpéhoun, de 34 anos, buscou, no Brasil, o recomeço. Ela, que nasceu em Benim, veio para Manaus fazer o curso superior na Universidade Federal da Amazônia.

Para acompanhar as aulas, precisaria aperfeiçoar o idioma na nova terra. Ingressou em um curso de português para refugiados na Universidade de Brasília (UnB). “Se você tem um desejo de estudar, deve ir até o fim”, considera a estudante. Nesse novo cenário, ela  entende que a pandemia afetou a sua vida. A novidade, agora, é conciliar  a saudade da família na África com um  amor brasileiro.

A estudante de Benim chegou ao Brasil em 2020. Em Brasília, aprende português

Aliás, esse é o sentimento particular da estudante. “Nesses dois anos que passei aqui algo inesperado aconteceu. Eu me apaixonei por um brasileiro e me casei com ele. Por isso, me vejo no dilema de querer voltar para o meu país e assim praticar e ensinar o que aprendi aqui lá, e também o amor pelo meu marido. Dessa maneira, fico dividida entre o amor da minha vida e o amor da minha pátria”.

Saiba mais sobre refugiados

Pandemia

Houéfa Carine Kpéhoun veio para o Brasil em 2020. Ela já está no Brasil há dois anos por conta de um atraso no seu calendário universitário devido a pandemia. “Com a pandemia muitas coisas em minha vida mudaram, deveria estar cursando agronomia desde 2020, ano em que cheguei no Brasil, mas com os atrasos irei começar só esse ano”, diz a estudante.

“Acho que todos deveriam sair de seus países pelo menos uma vez, caso tenham a oportunidade, assim você poderá comparar as culturas e fazer descobertas novas, com isso a sua maneira de pensar vai crescer muito” diz Houéfa.

Por Maria Clara Britto (texto e foto)
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress